Futebol

Sede do Nordestão deve ser oficializada nesta terça-feira (7)

Bahia é a favorita para receber a Copa do Nordeste; Pernambuco, ainda sem data para retomar o Estadual, está praticamente descartada

Retomada da competição acontecerá em sede única - Rafael Ribeiro/CBF


A sede da reta final da Copa do Nordeste 2020 deve ser definida nesta terça (7). A informação é do diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela. Paralisada desde março por conta da pandemia do novo coronavírus, a competição, por cuidados sanitários, não será realizada nos moldes antigos. Desde o mês passado, ficou definido que os jogos da última rodada da primeira fase e do mata-mata aconteceriam apenas em um estado da região. Bahia é a maior candidata a receber o torneio. Pernambuco, que já havia se colocado à disposição para sediar o Nordestão, praticamente descartou a possibilidade após o Governo do Estado não aprovar o retorno do Campeonato Pernambucano 2020.

"Esperamos definir isso até amanhã porque a competição precisa terminar antes dos nacionais. Essa é uma decisão da CBF e ela vai dizer o local e em quais datas nós jogaremos as partidas restantes", disse Portela. A expectativa é que a Copa do Nordeste seja concluída em, no máximo, 15 dias, já que o torneio ainda precisará preencher cinco datas (uma para a rodada final, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais). 

Vale lembrar que, em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, cravou que a Série A do Brasileiro começará dia 9 de agosto. As Séries B e C terão início um dia antes. A Série D, contudo, segue indefinida. A ideia, portanto, é que tantos estaduais como regionais sejam finalizados ainda no mês de julho ou, no máximo, no primeiro fim de semana de agosto, evitando um choque de datas.