RETOMADA

Futebol vive dia de expectativa por definições sobre retorno

Copa do Nordeste pode conhecer hoje sede da fase final, enquanto Estadual aguarda autorização do Governo

FPF tenta antecipar retorno do Campeonato Pernambucano, paralisado desde março - Ed Machado

O futebol nordestino corre contra o tempo para conseguir aval das autoridades sanitárias a fim de concluir os estaduais e a Copa do Nordeste. O movimento ganhou ainda mais força após a CBF reafirmar que as Séries A, B e C  do Campeonato Brasileiro começarão no fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto. Temendo o encolhimento de datas, os dirigentes têm se mobilizado para agilizar a finalização dos torneios. Nesta terça-feira (07), a expectativa é de um dia cheio de novidades.

O primeiro envolvendo a confirmação de qual cidade será sede única da fase final do Regional - Salvador/BA é a favorita. Além disso, não está descartada uma autorização por parte do Governo do Estado para a volta do Campeonato Pernambucano 2020, em anúncio que pode sair durante a atualização do Plano de Convivência com a Covid-19.

"Esperamos definir isso até amanhã (terça-feira) porque a competição precisa terminar antes dos nacionais. Essa é uma decisão da CBF e ela vai dizer o local e em quais datas nós jogaremos as partidas restantes", disse Alexi Portela, diretor da Liga do Nordeste. A expectativa é que a Copa seja concluída em, no máximo, 15 dias, já que o torneio ainda terá cinco datas (uma para a rodada final, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais).

A Liga ficará responsável por custear os testes dos clubes contra a Covid-19, bancar hospedagem e organizar o local de treinamentos durante o período. O Nordestão foi paralisado na última rodada da primeira fase. Oito jogos acontecerão antes do mata-mata. São eles: Sport x Confiança/SE, ABC/RN x CSA/AL, Freipaulistano/CE x Imperatriz/MA, CRB/AL x Ceará, Bahia x Náutico, Fortaleza x América/RN, Botafogo/PB x Vitória e River/PI x Santa Cruz. Ou seja, logo de cara, oito clubes serão eliminados, restando somente os quatro melhores do Grupo A e do Grupo B. Em seguida, acontecerão as disputas das quartas de final, semifinal e final Ao todo, serão cinco datas a serem preenchidas.

Nesta segunda-feira, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, se reuniu com representantes do Governo do Estado para tentar antecipar o retorno do Estadual. Na semana passada, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que os jogos de futebol não seriam retomados nesta semana e que também não havia confirmação sobre a possibilidade de voltar na próxima, a partir do dia 13 de julho. Porém, a intenção da federação é conseguir uma liberação já para o próximo domingo.