VIRTUAL

Implantação da Lei Aldir Blanc é tema de discussão

Encontros acontecem virtualmente até 16 de julho

Aldair Blanc - Alexandre Campbell/Folhapress

Sancionada no dia 29 de junho, a Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) é tema de rodas de debates de artistas pernambucanos com o objetivo de discutir a implementação dos recursos previstos - a lei designa um aporte de três bilhões de reais para o setor cultural de estados e municípios brasileiros. A lei prevê renda básica de R$ 600 reais por mês para os fazedores de cultura informais, editais específicos para atividades culturais, subsídios para espaços culturais e linhas de crédito para micro e pequenas empresas da área.


A iniciativa de promover os encontros virtuias, divididos por setores, é dos mandatos das codeputadas Juntas e do vereador Ivan Moraes, ambos do PSOL-PE. A agenda de encontros está com inscrições abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais a respeito do assunto ou que queira contribuir com ideias de aplicabilidade. A participação é gratuita. De acordo com as deputada e o vereador, o prinicpla objetivo da iniciativa é explicar as bases da legislação, tirar dúvidas, ouvir sugestões e demandas sobre a lei, permitindo amplo

acompanhamento da tramitação do recurso até a sua chegada à cadeia artística. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bityli.com/a4glk.


Estão previstas 14 reuniões dentro do movimento "A Cultura Precisa Sobreviver", que surgiu em abril, motivado pela grande dificuldade enfrentada por quem atua na cadeia cultural diante da pandemia.

Confira a agenda dos debates:

Hoje - Audiovisual (15h) e Dança (17h)

09/07 - Hip Hop (15h) e Artes Visuais (17h);

10/07 - Literatura Mobilização (10h) e Culturas Populares (17h);

13/07 - Sertão (15h) e Agreste (17h);

14/07 - Zona da Mata (15h) e Povos originários (17h);

15/07 - Teatro (10h);

16/07 - Brega (15h) e Circo (17h).