Olinda retoma gradualmente os atendimentos nas unidades básicas de saúde
Na próxima semana, a Coordenação de Saúde Bucal prevê a reabertura estratégica de cinco unidades de saúde
As unidades básicas de saúde e especializadas de Olinda aos poucos estão retornando graduamento os seus atendimentos. As consultas seguem os protocolos de distanciamento social e higienização. Na próxima semana, a Coordenação de Saúde Bucal prevê a reabertura estratégica de cinco unidades de saúde.
Nos casos dos atendimentos odontológicos, foram mantidos casos de emergência e urgência, pela coordenação, no Hospital Tricentenário, funcionando 24h, e no Centro de Especialidade Odontológica da Policlínica Barros Barreto, de 8h às 17, ambos no bairro do Carmo.
No período crítico da pandemia, foram mantidas consultas essenciais como as de pré-natal, vacinações, teste do pezinho e as clínicas, nas unidades especializada da rede (Policlínicas), além dos atendimentos aos pacientes que apresentaram casos leves de Covid-19.
"Os agentes de saúde estão fazem as visitas domiciliares aos pacientes que tiveram suas consultas canceladas por causa da pandemia. Os atendimentos estão sendo retomados priorizando os grupos de risco como os idosos e criança", disse a diretora da Atenção Básica de Olinda, Cintia Ruas.
Com a retomada de alguns serviços médicos, além dos atendimentos anteriores, serão retomadas também as consultas com algumas especialidades como dermatologia, reumatologia, psiquiatria infantil e neurologia.
A Secretaria de Saúde de Olinda também recomenda que a pessoa procure a unidade em que ele é cadastrado, ou entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde para realizar o agendamento de consulta.
Capacitação
A Diretoria de Atenção Básica (DAB) promoveu uma capacitação aos servidores da rede de saúde de Olinda. A retomada gradativa visa garantir o cumprimento das normas técnicas preventivas de todos os serviços assistenciais.
O treinamento promovido pelos gerentes de territórios da DAB estabeleceu medida de organização dos processos internos de trabalho, visando aos cuidados necessários para os profissionais e pacientes. Foram retomados serviços assistenciais eletivos como pré-natal, puerperal, puericultura, citologia oncótica, consultas de rotina e testagem rápida.