Porto Digital anuncia projeto que oferece Wi-Fi gratuito para comunidade no Recife
'Pilar Conectado' é o terceiro projeto do Porto Digital para a comunidade do Pilar, no bairro do Recife
O Porto Digital promoveu, na manhã desta terça-feira, uma coletiva para revelar o projeto “Pilar Conectado”. Por meio de uma mobilização do ecossistema de inovação da instituição, foi desenvolvido a iniciativa que irá fornecer wi-fi gratuitamente para todos os moradores da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A região apresenta o IDH mais baixo do Recife. Além do sinal de internet, a iniciativa ainda prevê ações educativas sobre prevenção e cuidados durante a pandemia, que deve beneficiar mais de 800 pessoas
O Pilar Conectado é fruto do trabalho em conjunto do Porto Digital com as empresas Elcoma Vagalume, Avantia, UmTelecom e Lemos Telecom, com apoio do Softex Recife, Cesar e Instituto Qualidade no Ensino. Para Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico, a instalação do sinal de Wi-Fi deve gerar mais resultados do que unicamente o acesso à internet. “(A ideia) Surgiu ano passado e as empresas começaram a se mobilizar para que nós pudéssemos ter a internet na comunidade do Pilar, porque isso pode proporcionar uma série de ganhos para a comunidade”, contou. É a terceira ação do Porto Digital visando a comunidade do Pilar em 2020. Antes, houve a ‘Creche do Porto Digital’ e entrega de cestas básicas para famílias cadastradas pela organização.
O presidente da Elcoma, Júlio Gil Freire, valorizou o comprometimento das empresas para dar prosseguimento ao projeto e a inserção da comunidade no campo de comunicação moderno. “É uma satisfação nossa estar participando de um projeto dessa natureza. Isso só se consolida com a união das empresas. Nenhuma empresa sozinha consegue fazer isso. São quatro pilares que sustentam o projeto, que é a questão de internet, tem toda uma infraestrutura que vai carregar o sinal até os roteadores; temos o Wi-FI; e todo o conteúdo e benefícios finais para a comunidade. A internet é um elemento central da sociedade conectada, hoje temos um mundo absolutamente conectado e a cidadania e dignidade das pessoas está extremamente vinculada a essa conectividade.
Já Sílvio Aragão, fundador e CEO da Avantia, exaltou a atuação do Porto Digital em causas sociais. “Eu acho que essas coisas nascem por estamos dentro de um ecossistema tão frutífero e tão maravilhoso como o Porto Digital. Quando, além de incentivar as empresas de tecnologia e o empreendedorismo tecnológico no estado, também se preocupa com o próximo e levar àqueles que são menos assistidos. A Avant é uma empresa de infraestrutura e tecnologia de segurança e de TI, já estamos no Porto Digital há doze anos e, quando fomos convidados para o projeto, nós abraçamos a causa de imediato.
Em pesquisa realizada pelo parque tecnológico, ao todo são 600 celulares e 100 laptops utilizados por 300 famílias da comunidade. A previsão é atender a cerca de 875 pessoas na área que engloba quatro prédios do conjunto habitacional, além de barracos ao redor da Igreja do Pilar, Rua de São Jorge e Rua do Ocidente.