Fundaj

"Coleção Cinemateca Pernambucana" ganha lançamento via live pela Editora Massangana

Amanda Mansur e Liliana Tavares vão apresentar obras no canal da Fundação Joaquim Nabuco no YouTube

Lançamentos vão ser os primeiros da "Coleção Cinemateca Pernambucana", da Editora Massangana - Divulgação

"A Brodagem no Cinema Pernambuco", de Amanda Mansur e "Verouvindo: Audiodescrição e o Som do Cinema", de Liliana Tavares, os primeiros títulos da "Coleção Cinemateca Pernambucana", ganham lançamento em live nesta sexta-feira (17) no canal do YouTube da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O lançamento dos livros, da Editora Massangana (Fundaj), conta com a participação das autoras e também do pesquisador Paulo Cunha e de Túlio Rodrugues, chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação. O encontro está marcado para as 17h.
 

Para Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana, a coleção "surge para difundir ainda mais o cinema produzido em Pernambuco, reunindo obras com abordagens históricas, técnicas e estéticas consideradas essenciais para o campo audiovisual". 

Os dois primeiros volumes da “Coleção Cinemateca Pernambucana" resultam  das teses de doutorado das autoras. A obra "Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema" traz exemplos de filmes produzidos com acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão.

Um deles é o curta metragem “AutoFalo”, escrito e dirigido por Caio Dornellas, produtor audiovisual natural de Goiana (PE).

Já o livro “A Brodagem no Cinema em Pernambuco” aborda o suporte da produção e da qualidade do cinema pernambucano, que, para a autora Amanda Mansur, está totalmente vinculado a uma comunidade de afetos. Ela estuda o cinema pernambucano desde 2007. 

SERVIÇO
Lançamento da "Coleção Cinemateca Pernambucana"
Sexta-feira (17), a partir das 17h, no YouTube da Fundaj