Coronavírus

Movimento tímido no primeiro de banho de mar liberado no Recife

Alguns banhistas curtiam a água, enquanto outros apenas relaxavam na faixa de areia

Praia de Boa Vigem, no Recife - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Amanhecida sob chuvas, a quinta-feira (16) foi recebendo o sol ao longo da manhã, tornando o dia propício para praia no primeiro dia de banho de mar liberado no Recife.

Apesar de ser feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, estava com um movimento tímido. 

Alguns banhistas curtiam a água, enquanto outros apenas relaxavam na faixa de areia. Era o caso da família Ferreira, que resolveu aproveitar o feriado para matar a saudade da praia após quatro meses distantes.

"Assim que soubemos que estaria liberada para o banho de mar, nos programamos e viemos em família. Foram quatro meses em casa, longe da praia, que era um destino frequente nosso, principalmente da minha filha pequena, que ama brincar na água", disse o designer Denilson Ferreira.

A mulher dele, a fotógrafa Cristiane Bezerra destacou que eles estão tomando todos os cuidados para minimizar os riscos de contaminação. "Tiramos a máscara apenas para entrar na água, mas estamos ali com álcool em gel, máscaras e sem aglomerações", esclareceu.

 A circulação de pessoas pelo calçadão foi se intensificando aos poucos. Ciclistas e pessoas se exercitavam por ali. Apesar de a maioria estar utilizando máscaras, alguns insistiam em descumprir com a determinação.
Mesmo com o banho de mar permitido, o comércio no local ainda não está liberado, exceto para a venda de água de coco e sucos de frutas naturais. A permanência de pessoas portando guarda-sóis, cadeiras, caixas de isopor, coolers ou bebidas alcoólicas segue proibida a fim de evitar aglomerações.

Outra novidade do dia é a reabertura da Pracinha de Boa Viagem. O espaço, que comporta comerciantes que trabalham com artesanatos, deve funcionar apenas das 15h às 20h.