Futebol

Rafael Ribeiro elogia novo sistema do Náutico

Esquema do 4-1-4-1, na visão do defensor, ajuda na saída de bola e na ligação entre defesa e meio-campo

Rafael Ribeiro, zagueiro do Náutico - Léo Lemos/Divulgação/Náutico

O novo esquema tático do Náutico proposto pelo técnico Gilmar Dal Pozzo, passando do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1, tem agradado os jogadores do sistema defensivo. Em especial, o zagueiro Rafael Ribeiro, que elogiou o novo modelo, apontando os benefícios que o time deve ter ao aplicar o sistema na retomada dos campeonatos. 

"Esse esquema novo tem ajudado muito na saída de bola. O primeiro volante, Luanderson, nos ajuda muito na sustentabilidade. Ele sempre aparece, sozinho na maioria das vezes. Encontramos o espaço nele ou até mesmo no lateral. Ele também encontra o passe mais à frente. No 4-1-4-1, ficamos com a linha de quatro, além dele na frente", afirmou.

O jogador também destacou como será a experiência de atuar sem torcida nos próximos meses, por conta das medidas de segurança envolvendo os cuidados com a pandemia do novo coronavírus. "Jogar sem torcida não é bom. Ter o apoio dela é como ter um 12º jogador, mas a motivação vem dentro de nós. Temos de entrar focados para não errar. Pensamos logo no jogo contra o Salgueiro (domingo, pelo Campeonato Pernambucano). Queremos encaminhar a vitória para, na quarta, ir para mais uma decisão contra o Bahia (pela Copa do Nordeste)", declarou.