Coronavírus

Governador processa prefeita de Atlanta por ordenar uso de máscaras

Os dados mostram a imagem mais recente da devastação econômica causada pela pandemia de coronavírus - Olivier DOULIERY / AFP

O governador da Geórgia, o republicano Brian Kemp, processou nesta quinta-feira (16) a prefeita de Atlanta, a democrata Keisha Lance Bottoms, para tentar bloquear uma lei que obriga os cidadãos da cidade a usarem máscaras em público.

O processo apresentado por Kemp alega que Lance Bottoms não tem a autoridade para exigir medidas de saúde pública mais rigorosas que as impostas pelo estado. "A cidade de Atlanta só pode exercer os poderes outorgados pelo estado, e as tentativas da prefeita Lance Bottoms de exercer um poder não delegado contra o estado não são permitidas", diz a demanda.

Kemp afirma que Lance Bottoms não tem autoridade para decidir se Atlanta deve voltar à "Fase 1" do confinamento. "Eu apresento este processo em nome dos donos de negócios de Atlanta e seus funcionários, que lutam para sobreviver nestes tempos difíceis", tuitou o governador.

"Eu me recuso a ficar sentado e observar como políticas desastrosas ameaçam as vidas e o meios de sobrevivência de nossos cidadãos", continuou, alegando que as ações de Lance Bottoms colocam em risco a economia de Atlanta.

Lance Bottoms, que deu positivo em um teste de detecção do novo coronavírus, respondeu no Twitter: "3.104 georgianos morreram e minha família e eu estamos entre os 106 mil que deram positivo para Covid-19". "Enquanto isso, @GovKemp me processa por ordenar o uso de máscaras. Um melhor uso do dinheiro dos contribuintes seria expandir os testes e rastrear os contatos" de quem deu positivo para o vírus, concluiu Lance Bottoms.

A Geórgia é um dos estados mais afetados pela pandemia nos Estados Unidos, com mais de 131.000 casos e 3.105 mortes.