Tecnologia

Porto Digital retoma trabalho presencial

Parque tecnológico vai permitir que empresas retornem atividades com 50% da capacidade.

Porto Digital - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

As atividades presenciais no Porto Digital e nas empresas embarcadas no parque tecnológico retomam hoje. A gestão do Porto optou pelo retorno das ações nesta segunda-feira após uma série de reuniões entre representantes do setor que formam o polo de tecnologia e inovação. Foram estabelecidas ações de redução dos riscos para os trabalhadores e medidas preventivas no controle sanitário.

Desde o dia 18 de março o trabalho presencial no parque está suspenso por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A volta ao trabalho será com base no decreto do Governo do Estado que autoriza a abertura de escritórios e está em vigor desde o dia 6 de julho. O documento estabelece que os espaços tenham apenas 50% do efetivo.

Para esta volta, o Porto Digital estabeleceu um protocolo, com o objetivo de orientar as empresas. É recomendada que elas distribuam para os funcionários Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como álcool em gel, máscara e face shields; realização de testes de sorologia; aferição de temperatura dos trabalhadores na entrada;  instalação de proteções de acrílico nas portarias e recepções; colocação de tapetes sanitizantes nas entradas; entre outras medidas.

Nos ambientes de trabalho, a gestão do parque tecnológico recomenda uma limitação na quantidade de pessoas em salas, priorizando o agendamento de clientes, direcionamento de local específico para receber fornecedores ou distribuidores, horário específico para atendimento ao público e distribuição melhor do horário de almoço, para não gerar aglomerações.

Segundo o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, será necessária a adaptação das empresas para essa nova realidade. Ele destaca ainda a retomada na mesma data dos restaurantes, bares e cafeterias, o que é um fator importante para dar mais movimentação ao Bairro do Recife. “Nós vamos voltar aos poucos, nesse momento só teremos 50% dos funcionários. Sabemos das dificuldades e por isso implantamos uma volta gradual. Mudanças e dificuldades vão existir, mas é bom voltar e ter esse reencontro, sempre prezando com a saúde. O bairro depende do Porto, tem restaurantes, farmácia, salão de beleza, bares, e esses equipamentos estão no processo de integração do nosso parque tecnológico”, declarou.

Para o presidente da Assespro-PE e diretor da Inhalt, empresa de desenvolvimento de softwares, Rodrigo Vasconcelos, a adesão das empresas para a volta está grande. “As empresas fizeram adequações na estrutura, pequenas reformas. Algumas poucas vão esperar a volta das aulas, pois alguns trabalhadores não têm com quem deixar o filho em casa”, destacou.

Os colaboradores das empresas do Porto Digital e do entorno do parque vão contar com material educativo e campanha de conscientização durante a primeira semana na avenida Rio Branco. Será feita a distribuição de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura e distribuição de folhetos informativos.