Google completa 15 anos de atividades no Brasil
Empresa celebra atuação no Brasil na próxima segunda-feira
O Google Brasil está debutando. Na próxima segunda-feira (20), uma das maiores empresas do mundo completa 15 anos de atuação no mercado brasileiro, que é um dos cinco principais mercados para suas plataformas tecnológicas. Neste fim de semana, a Folha de Pernambuco apresenta a história de um pernambucano que hoje é diretor de Parcerias de Produtos do Google, Newton Neto.
O executivo é uma das mais de 3 mil pessoas que trabalham para a empresa no Brasil, incluindo funcionários efetivos, temporários e terceirizados. São mais 960 funcionários em São Paulo e mais de 180 em Belo Horizonte, onde o Google tem o seu centro de engenharia no País. O Google tem mais de 1 bilhão de usuários em ferramentas como Search, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play, Fotos, Drive e Gmail.
Newton atua na multinacional há quase dez anos e contribui com a trajetória da empresa e com o fornecimento de produtos aos brasileiros. O diretor nasceu no Recife, mas aos dois anos de idade a sua família se mudou para Vitória, no Espírito Santo, e posteriormente para Belém do Pará. Aos 17 anos voltou para o Recife e iniciou o seu ensino superior cursando Administração na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Após a sua formação, ele foi convidado para trabalhar no recém-lançado Porto Digital, que hoje é um dos principais parques tecnológicos do Brasil. Foi aí que iniciou a sua relação com a tecnologia e o comércio internacional, atuando como líder de vendas da Meantime Mobile Creations, que faz parte do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).
“Eu logo no começo da minha carreira passei pelo Porto Digital e uma empresa incubada no Cesar. Desenvolvi um dos primeiros sites do Santa Cruz no ano de 1999. O ambiente do Porto me deixou preparado para entender o ecossistema. Eu acho que todo pernambucano devia sentir orgulho de ter uma instituição como essa. Isso me ajudou muito na minha formação”, disse o atual diretor do Google.
Em 2009, a relação de Newton com o Google deu os primeiros passos. O pernambucano precisou trocar o Recife pelo Rio de Janeiro para ser um dos diretores de mídia digital da editora Ediouro, sendo o responsável pelo processo de digitalização da editora no Google Books Search. O contato entre Newton e o Google foi tão produtivo que ele foi convidado para fazer parte da empresa multinacional.
Já no Google, Newton desempenhou um papel importante. O recifense participou da equipe que lançou o atual Play Livros, serviço de distribuição digital de livros eletrônicos. O trabalho dele não ficou restrito apenas a esse segmento, ele foi responsável ainda, ao longo dos nove anos de empresa, pela implantação no Brasil do Google News, Chromecast e, mais recentemente, do projeto Plus Codes, que é um sistema de geocódigo para identificar uma área em qualquer lugar da Terra.
“Esse processo foi totalmente inovador, não tinha nada assim no Brasil. Foi preciso articular muito bem. O meu chefe estava no exterior e o processo seletivo foi muito rigoroso. O que aprendi no Porto Digital consegui pôr em prática. Hoje sou responsável por um time espalhado pela América Latina, em cidades como São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires. Todo conteúdo no Google, meu time faz as parcerias”, declarou.
Newton destaca o potencial do Google em ajudar cidades com o turismo, por exemplo, e consequentemente na economia. Ele esteve na intermediação das conversas para incluir a cultura pernambucana na empresa, como a implantação da visita virtual ao Recife Antigo pelo Google Earth e imagens subaquáticas de Fernando de Noronha no Google Street View. O diretor também auxiliou no Parceria Google Cloud com o Porto Digital e os programas de capacitação Cresça com o Google e Women Will, ambos no ano passado.
“Faço muito lobby para Pernambuco ter destaque. Fazemos coisas legais e procuro oportunidades para trazer conteúdo e cultura de Pernambuco para o Google. A empresa por si só como plataforma tecnológica ajuda, conecta pessoas com empregos, facilita transitar pelas cidades. Ajudamos as pessoas a tomarem decisões”, declarou.
O diretor de parcerias do Google Brasil aponta ainda a importância de desenvolver parcerias que tenham relação com o empreendedorismo dentro da empresa, e destaca a atuação e parceria do Porto Digital. “Esse é um ponto chave. Nesse mundo, a qualidade e a quantidade de inovação estão relacionadas ao número de pessoas capacitadas. Formar mão de obra é um papel que o Porto Digital cumpre de forma importante. O Google também adoraria ter mais engenheiros no País, por isso temos programas de capacitação. Sabemos do poder da tecnologia na hora de transformar a vida das pessoas”, finalizou.