Cultura

Itaú Cultural: dezesseis projetos do audiovisual pernambucano são selecionados

Foram contemplados 200 projetos inscritos de 23 estados do Brasil, no edital emergencial lançado pelo Itaú Cultural

Edital emergencial integra mais uma etapa do projeto "Arte como Respiro" - Reprodução

Pelo menos dezesseis propostas do audivisual pernambucano foram selecionadas no edital da série "Arte como respiro: múltiplos editais de emergência"do Itaú Cultural. Os contemplados foram anunciados pela instituição nesta segunda-feira (20). A seleção contemplou profissionais criativos ou técnicos do setor de audiovisual. 

É o sexto chamamento da série que já contemplou artes cênicas, música, literatura, artes visuais e poesia surda. De acordo com Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audivisual e Literatura da instituição, “Como era esperado, muitos dos trabalhos utilizaram a questão do isolamento social para falar sobre as suas redescobertas”.
 


O processo de seleção passou por três fases de avaliação que observaram critérios subjetivos poéticos, aderência ao tema proposto - provocação sobre o tema descobertas e/ou redescobertas - e o cumprimento dos requisitos de participação e análise da atuação profissional do proponente na área de audiovisual.

Foram recebidas inscrições de todas as regiões do país em formatos diversos como ficção, documentário e experimental.  No total, foram selecionados 200 trabalhos de 23 estados.

Os autores de cada trabalho selecionado vão receber o valor bruto de R$ 3 mil e a forma de exibição do trabalho ficará a cargo do Itaú Cultural (grade de programação, redes sociais ou canais e mídias dos artistas).