Academias de ginástica estão de volta nesta segunda-feira (20)
Retomada do serviço faz parte da Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19
Após 125 dias fechadas, as academias de ginástica estão autorizadas a reabrirem nesta segunda-feira (20). A retomada do serviço faz parte da Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19, foi liberada em 72 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Mata Sul, onde há um controle da curva de contágio do vírus. Apesar da reabertura, é preciso que os estabelecimentos sigam regras rígidas de atuação.
Entre os protocolos estabelecidos para o funcionamento, estão a determinação de ocupação simultânea de um aluno a cada 10 metros quadrados nas áreas de treino, piscina e vestiário, o uso obrigatório de máscara, inclusive durante as atividades, e o fechamento de cada área da academia duas a três vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para a limpeza geral e desinfecção dos ambientes durante seu funcionamento.
De acordo com a Coordenadora técnica da Unic Boa Viagem, Ariele Moura, a realidade da atuação é diferente, mas as adaptações feitas conseguem garantir a segurança dos alunos. “Durante a pandemia mesmo, nós buscamos manter contato com os alunos, investimos em enviar treinos para que as pessoas tivessem o sentimento dele se sentir bem quando voltasse. Antes de sair o protocolo de segurança a gente já tinha pensado em muita coisa, até mais do que já é exigido. O kit de higienização individual é importante, porque antes da parada que temos durante o dia, garante o maior cuidado”, disse
Na academia, o movimento de alunos reduziu de 24 durante os horários de pico antes da pandemia para 15 por horário, respeitando as determinações do governo.
Para o gerente de vendas Guilherme Jardim, a volta seguindo os protocolos é importante e dá mais segurança na prática dos exercícios. “Estava ansioso, tinha voltado a fazer corrida de rua na praia, mas o fortalecimento na academia é importante. Sou aluno de academia tem cinco anos e, com os protocolos, achei importante essa preocupação. Antes de entrar, temos uma orientação, dos funcionários de como de proceder, aferição de temperatura, kit de higienização”, contou.