Artista pernambucano ilustra série de livros infantis de Rita Lee
Quihoma foi responsável pelos visuais dos títulos 'Dr. Alex na Amazônia' e “Dr. Alex e os Reis de Angra”, dois dos livros da série
Quando criança, o artista visual pernambucano Quihoma Isaac, 30, já fazia seus primeiros rabiscos. Eram os primeiros sinais para o trabalho que viria a ser exercido enquanto adulto. Com fortes influências em elementos das décadas passadas, principalmente a de 1980, o artista recifense é o ilustrador de dois livros infantis da série “Dr. Alex”, da cantora Rita Lee, pela editora Globo. Ele foi o responsável pelos visuais dos títulos “Dr. Alex na Amazônia”, lançado em novembro de 2019, e “Dr. Alex e os Reis de Angra”, que chega ao mercado no mês de agosto.
O contato com Lee surgiu a partir do momento que ele conheceu Guilherme Samora, editor da Globo Livros, e que estuda o legado cultural da cantora. “Na época, fiz uma ilustração em aquarela da Rita e ele entregou para ela. Daí, pouco tempo depois, surgiu o convite para ilustrar um dos conteúdos do livro ‘FavoRita’, de 2018. Nesse livro eu ilustrei em aquarela os figurinos clássicos que a Rita usou e que marcaram sua carreira. A ideia era fazer tipo aquelas bonequinhas de papel antigas, em que a gente recortava o corpinho da boneca e montava as roupinhas. No total, foram 14 figurinos”, conta Isaac.
Em 2019, surgiu o convite para ilustrar os livros infantis. Eles são novas versões de um arco de quatro histórias que Rita Lee lançou, entre o final dos anos 1980 e 1990, em uma série chamada “Dr. Alex” - uma narrativa de um ratinho cientista que busca salvar o planeta. Dois deles, “Dr. Alex na Amazônia” e “Dr. Alex e os Reis de Angra” ficaram sob sua responsabilidade. A parte da saga sobre os Reis de Angra vai ter lançamento no próximo mês, dentro de um cronograma adiado por causa da pandemia do coronavírus. Já os outros dois títulos ficaram a cargo do ilustrador paulista Guilherme Francini.
Para Quihoma, o novo livro tem um peso diferente, já que é uma nova versão de um trabalho feito por Flávio Del Carlo, responsável por programas que marcaram sua infância. “A primeira, claro, por ter sido escrito pela Rita Lee e a segunda, por ter sua primeira edição ilustrada pelo Flávio Del Carlo, que foi um grande diretor, ilustrador e também um precursor da animação 2D mesclada com pessoas reais aqui no Brasil. Ele participou da produção dos programas ‘Rá-Tim-Bum’ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, com a parte de animação. Além disso, também criou e dirigiu a abertura e todas as vinhetas do programa ‘Glub-Glub’ - programas esses que marcaram demais a minha infância”, conta.
Arte em Projeção
Além dos projetos com Rita, Quihoma Isaac assina outros trabalhos. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele trabalha como designer gráfico no CESAR e, recentemente, integrou o projeto “Mostra Tua Arte”, que faz projeções de vários artistas em Belém, no Pará. “Para esse projeto eu colaborei enviando 12 artes de ilustrações feitas por mim de atores, cantores, personagens e personalidades que me atraem. Elke Maravilha, Rita Lee, Carmen Miranda, Madonna, Ícaro Silva, Nina Simone, Donna Summer, Fernanda Takai, David Bowie, Hilary Shepard e Daryl Hannah - essas duas últimas são atrizes americanas que também ilustrei um livro delas em 2013”.
O projeto foi idealizado pelo VJ Kauê Lima, que trabalha com projeções mapeadas em eventos sociais, culturais e corporativos na capital paraense. Como não há apoio financeiro, o “Mostra Tua Arte” criou uma campanha de financiamento on-line na plataforma APOIA.se. “Essas artes que enviei para as projeções fizeram parte da minha exposição 'Na trilha das Musas', que aconteceu em 2016 no Centro Cultural Correios e ficou em exibição por dois meses”, enfatiza o artista, que recebeu retorno de nomes como Fernanda Takai, Ícaro Silva e Xuxa.