Prefeitura de Olinda realiza ações de imunização contra gripe e tríplice viral
A campanha de vacinação contra a gripe vai até esta sexta-feira (24); já a contra o sarampo segue até o mês de agosto
Os moradores de Olinda, Região Metropolitana do Recife, devem ficar atentos à distribuição das vacinas contra a tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo) e também contra a gripe, que vai ser realizada nesta quinta-feira (23). Das 8h às 12h, as pessoas que ainda não se imunizaram receberão a vacina na comunidade do Córrego do Abacaxi, na Rua da Mata 124, no bairro da Caixa D'Água. Na sexta-feira (24), as aplicações dos dois imunizantes ocorrerão no Terminal Integrado de Rio Doce, das 7h às 12h.
Segundo um dos apoiadores às vacinações nos bairros, Mário Costa, a campanha que acontecerá nesta quinta-feira (23) se concentra no bairro da Caixa D'Água por ser uma área que possui baixos indicadores de pessoas vacinadas.
As imunizações contra o sarampo vão até agosto e as contra a gripe seguem até a sexta-feira (24), em Olinda. Além dessas ações, as doses dos imunizantes estarão disponíveis nas 50 unidades de saúde do município.
As vacinas da gripe seguem sendo destinadas aos grupos prioritários que ainda não receberam as doses do imunizante. São eles: crianças de 6 meses até 6 anos não completos; adultos de 55 até 59 anos; puérperas; gestantes e idosos, além de pessoas com doenças crônicas, comorbidades, policiais e os motoristas também. Já as que protegem conta a tríplice viral, são destinadas aos adultos com idades de 20 a 49 anos.
Na manhã da última quarta-feira (22), a equipe de vacinadores do Programa Nacional de imunização de Olinda visitou as comunidades do V8 e V9. O principal objetivo da ação foi imunizar as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos que ainda não tomaram a vacina contra a influenza, e também vacinar as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Ao total, segundo dados da pasta de saúde do município, foram imunizadas 92 pessoas, entre elas 23 crianças.
Na ocasião, também foram imunizados os adultos contra a rubéola, caxumba e sarampo. Em Olinda, as ações foram realizadas pela equipe do Programa nacional de Imunização (PNI).
Olinda instala 20 pias móveis
A Prefeitura de Olinda instalou 20 pias móveis em áreas livre, água, sabão líquido e papel toalha para as pessoas fazerem a higienização das mãos na prevenção contra o novo coronavírus. Os equipamentos foram instalados em alguns pontos da cidade como nas feiras de Peixinhos e Rio Doce, Mercado de Sítio Novo, Praça do Alto da Conquista e área de lazer de Caenga, e também no Alto da Sé.
Ainda nesta semana serão instaladas mais dez pias, duas serão destinadas ao Alto da Sé. As outras ainda não têm local determinado para serem instaladas. Os locais que receberam as pias serão decididos pela Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, que é responsável pela escavação, instalação e manutenção das pias.
"Hoje nós sabemos que o sabão e a água são os maiores higienizantes contra o coronavírus. A lavagem das mãos é a ação mais simples e eficaz", disse a diretora de políticas estratégicas da Secretaria de Saúde de Olinda, Patrícia Ferreira.