TRÂNSITO

Ação do Detran-PE comemora o dia do motorista e do motociclista

O Detran-PE irá distribuir cinco mil máscaras e mil unidades de álcool 70% nesta segunda-feira (27)

Serão cinco mil máscaras distribuídas e mil unidades de álcool 70% - Divulgação/ Detran

Para comemorar os dias do motorista e o do motociclista, comemorados neste sábado (25) e na segunda-feira (27), respectivamente, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE, irá distribuir, na segunda-feira (27),  cinco mil máscaras e mil unidades de álcool 70%. A ação será realizada a partir das 7h, na avenida Agamenon Magalhães, após o viaduto da avenida. Norte, sentido Olinda. A distribuição gratuita dos insumos, é voltada para a limpeza dos veículos e também para a higiene pessoal dos condutores.

No local também estará disponível o veículo do Detran Móvel que contará com o trabalho de atendentes do órgão, que irão tirar as dúvidas dos motoristas e motociclistas sobre pontuação de carteira e agendamento de serviços. Também farão a impressão das taxas.
 
A ação que acontecerá nas proximidades da Universidade de Pernambuco (UPE), envolve parceiros como a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas, - que vai ceder as máscaras e o álcool 70%-, e também a Central Única das Favelas (Cufa) que ficará responsável pela distribuição dos insumos nas comunidades próximas à ação.  Os pedestres também serão contemplados com os insumos. 

Os motoristas e motociclistas, - para se manterem protegidos do coronavírus mesmo dentro dos seus veículos -, devem higienizar frequentemente capacete, volante, chaves, maçaneta, marcha e também os bancos entre as trocas de passageiros, para o caso dos motoristas de aplicativos.

Agentes do Detran-PE da Operação Prevenção "Segundos que salvam vidas" farão a distribuição das máscaras e também o ordenamento do trânsito, dentro da Operação Pit Stop, junto aos representantes dos outros órgãos. A ação tem maquinário humano em número reduzido, serão apenas oito agentes do Detran-PE, e oito da Cufa que irão participar das atividades.
 
"A operação Pit Stop é uma criação que veio com o drive-thru de vacinação, que nasceu para apoiar a vacinação. Os agentes de trânsito contribuíram com os trabalhos do pessoal da saúde municipal. Foi o maior sucesso, as pessoas poderão se vacinar dentro dos próprios carros", disse o coordenador da Operação Prevenção "Segundos que Salvam Vidas", Anderson Luis.
 
O coordenador também chama a atenção dos condutores sobre alguns dos cuidados que eles devem ter para evitar o contágio da Covid-19. Entre eles estão: ter no máximo três pessoas dentro do carro; uso de máscara e também sempre fazer a higienização do veículo com o álcool 70%.