O que estamos comendo durante a pandemia?
Pesquisas apontam as preferências dos brasileiros durante a quarentena
Ainda seguimos vivendo dias de plena pandemia, mesmo com as reaberturas de mercados importantes, como o próprio setor de alimentação esta semana. Com a necessidade de cumprir quarentena, isolamento e distanciamento uns dos outros, novos (ou velhos) hábitos surgiram como forma de dar vasão a uma verdadeira avalanche de emoções oriundas desse necessário "aprisionamento".
Um dos caminhos mais recorrentes, sem dúvida nenhuma, foi o da cozinha - famílias inteiras voltaram a cozinhar, montar a mesa e explorar os dotes culinários, resgatando, assim, o ritual de se alimentar com calma e de forma prazeirosa sem necessariamente sair para um restaurante.
Quer uma prova documental disso? Vamos ao Google, portanto. De acordo com a assessoria de imprensa do super buscador na internet, somente no estado de Pernambuco houve uma decolagem nas buscas de determinadas receitas. De março para cá, os tópicos "receita de canjica", "receita de canjica de milho", "receita de pizza simples", "receita de pamonha" e "receita de bolo de milho de liquidificador" tiveram um aumento brusco e repentino de busca - um crescimento de interesse de nada menos que mais que 5000%.
Os dados regionais da empresa também revelam que, no mesmo período, os pratos mais buscados pelos usuários pernambucanos foram: "receita de bolo", "receita de frango", "receita de pão", "receita de pudim" e "receita de pizza". Apesar de o recorte ser simplificado, entende-se que os cozinheiros da quarentena não estavam lá muito preocupados em manter dietas restritivas, mas, sim, em buscar prazer em refeições mais calóricas e revigorantes à alma. A preocupação com os quilos a mais na balança ficará para depois.
Outro levantamento corrobora com essa impressão empírica. A Takasago, empresa japonesa de aromas e fragrâncias, realizou uma pesquisa intitulada “Hábitos de Consumo sobre Sobremesas”, que revelou os hábitos e as preferências de sabores açucarados categorizado em "doces e sobremesas regionais", "sobremesas e sabores globais", e "bebidas indulgentes".
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, um a cada cinco brasileiros consome doces cinco ou mais vezes por semana. “Nós usamos as pesquisas que realizamos como inspiração para criação de aromas autênticos que possam ser aplicados em diversos produtos do mercado, para promover um sentimento de satisfação e felicidade em quem os consome. E por que investir em sabores de sobremesas? Porque são sabores associados a experiências positivas, a boas sensações, como nostalgia, conforto e bem estar”, explica Rafaela Bedone Gerente de Marketing da Takasago.
No levantamento da empresa centenária, alguns dados interessantes surgiram sobre os hábitos de consumo gastronômico dos brasileiros, confira: valorização do local - as pessoas tendem a buscar sabores conhecidos que tragam a sensação de segurança, comobrigadeiro, beijinho, bicho de pé, paçoca e musse de maracujá; culinária como possibilidade de viajar - no estudo da Takasago, os consumidores escolheram os sabores globais que mais gostam e/ou teriam vontade de experimentar, como petit gâteau, cheesecake, brownie, canoli de doce de leite e red velvet; e bebidas indulgentes.
Segundo a Aocubo Pesquisa, realizadora do levantamento encomendado pela Takasago, o café, a bebida mais consumida no Brasil, atrás somente da água, e o licor, o 9º alcoólico mais bebido no mundo. A pesquisa da Takasago apontou os aromas de bebidas de maior preferência: cappuccino, caramel macchiato, creme de Amarulla, chocolate mocha e latte. Os consumidores revelaram ainda gostar de provar esses sabores, em diferentes alimentos como bolos, biscoitos, sorvetes, sobremesas lácteas e iogurtes.
Taça cheia
Mas quem pensa que só de prato cheio passamos a quarentena, engana-se. As taças tilintaram ainda mais desde o início da quarentena. As plataformas de consumo de vinho trazem informações que não deixam mentir, por exemplo. A loja on-line Evino é uma das que comemoram o consumo crescente da bebida e confirma um crescimento de 19% no aumento de vendas de garrafa comparando o período de fevereiro a março de 2019 e o mesmo intervalo deste ano. Um levantamento da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul constatou que, nos últimos quatro meses, o aumento na venda foi de 21% no País em relação ao mesmo período do ano passado. Um levantamento feito com exclusividade pela revista "Veja", em parceria com o programa de fidelidade Dotz, os jovens (até 30 anos) passaram a comprar mais vinho, uma alta identificada de 38%, entre abril e maio deste ano na comparação com o mesmo período em 2019.
Ranking - Curiosidades do Google
- Receitas que mais cresceram nas buscas, desde março de 2020: quentão (+3150%); pão caseiro fácil (+650%); chocolate quente cremoso (+400%); canjica de milho (+350%); café cremoso (+300%)
- Desde o início da série histórica do Google Trends (2004), nunca buscamos tanto por “receita de pão” como em abril de 2020
- Vale notar que todo o tema "receita" também atingiu seu ponto mais alto das buscas em abril de 2020, desde 2004, início da série histórica de Google Trends
- Desde o início da série histórica do Google Trends (2004), nunca buscamos tanto por “cozinha” como em junho de 2020
- "Receita de pão caseiro" atingiu seu nível recorde também em abril de 2020
- Desde o início da série histórica do Google (2004), nunca se buscou tanto por “como fazer pão” quanto em abril de 2020
- Levain atingiu seu ápice das buscas em maio de 2020
- As buscas por “receita de pão” cresceram 39% nos últimos 30 dias vs os 30 dias anteriores