Filhote de gato-mourisco encontrado na Bahia é trazido para Pernambuco
O felino agora está sob os cuidados do Cetas, uma unidade da Agência Estadual de Meio Ambiente
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) recebeu um hóspede inesperado. Isso porque um filhote de jaguarundi, mais conhecido como gato-mourisco, (Herpailurus yagouaroundi), animal que está na lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi encontrado na região do Cariri baiano e trazido para Pernambuco. O Cetas é uma unidade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
O animal foi encontrado pelo agricultor João Leandro, no município de Milagres, na Bahia. O gato-mourisco foi entregue à equipe da CPRH no município de Exu, no Sertão pernambucano, por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando a equipe fazia a soltura de animais silvestres que foram reabilitados pelo Cetas.
De acordo com o gestor do Cetas Tangara, Yuri Marinho, o filhote foi trazido Pernambuco pelo Ibama, que tinha a guarda do animal. Segundo informações repassadas pelo ICMBio, o felino foi encontrado quando o agricultor fazia o plantio de milho em sua propriedade, localizado na zona rural de Milagres. Inicialmente, o agricultor confundiu o animal com um gato doméstico e chegou a alimentar o filhote.
“Ele teve sorte de não ter sido pego por algum predador. Não se sabe o que aconteceu com a mãe desse filhote, que tem poucos dias de vida. Cuidar dele exige muita atenção, pois ele não se alimenta sozinho e está sob o estresse da viagem”, comentou Yuri Valença.
O animal ficará sob os cuidados do Cetas, até desenvolver aptidões próprias da espécie e crescer o suficiente para ser solto na natureza.