Arte e Cultura

Semana da Cultura Nordestina: mostra de Chico Science retorna em evento do Itaú Cultural

Semana vai exaltar personalidades do Nordeste e tem, além de Chico, Alceu Valença e Antonio Nóbrega, entre outro nomes artísticos da Região

Chico Science é um nomes que integram a programação da Semana da Cultura Nordestina - Reprodução/Instagram

Chico Science, Alceu e Antonio Nóbrega são algumas das personalidades que integram a Semana da Cultura Nordestina,  idealizada pelo Itaú Cultural com a publicação de textos e edições de séries e mostras promovidas pela instituição. A programação pode ser acessada gratuitamente no site www.itaucultural.org e segue disponível até a próxima sexta-feira (3).

O “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, abriu a Semana, iniciada neste domingo (2), dia do seu falecimento em 1989. Somam-se aos nomes já citados, Elomar, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, a artista visual recifense Bruna Valença e  o jornalista Cassiano Viana. 

Sobre Clarice Lispector – escritora ucraniana, naturalizada brasileira e de coração pernambucano - dois textos dissertam sobre suas obras: um deles assinado pelo jornalista André Bernard e disponibilizado hoje; na quarta-feira é a vez de “Que Mistério tem Clarice?”, que discursa sobre a capacidade da escritora em inspirar produtos culturais diversos.

Amanhã, a série “Ocupações” é aberta com Alceu Valença, rememorando mostra do pernambucano realizada na instituição em dezembro de 2019. Em sequência decrescente de datas de exposição virão Ilê Aiyê (outubro de 2018); Nise da Silveira (novembro de 2017); Elomar (julho de 2015); Aloísio Magalhães (julho de 2014); Antônio Nóbrega (abril de 2013); Nelson Rodrigues(julho de 2012); Chico Science (fevereiro de 2010) e Abraham Palatinik (dezembro de 2009). 

Já dentro da coluna “Um Certo Alguém”, na quinta-feira (6), está a fotógrafa e artista visual recifense Bruna Valença. Ela responde a perguntas que situam passado, presente e futuro. No encerramento da Semana da Cultura Nordestina, na sexta-feira (7), entra no ar o primeiro texto da série “Rumos da Fotografia no Brasil” com curadoria do jornalista Cassiano Viana. O maranhense Gê Viana abre a série