Hereda acredita em grupo focado para estreia da Série B
Jogo de abertura será diante do Avaí; clube catarinense contratou recentemente Geninho, que já comandou o Timbu no passado
O Avaí será o primeiro adversário do Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro 2020, em confronto que será realizado na Ressacada, no sábado (8). Diferente do Timbu, que vem comandado por um treinador que está há mais de um ano no clube, os catarinenses terão uma novidade no banco de reservas, com a vinda de Geninho (ex-comandante da equipe pernambucana), que substitui Rodrigo Santana. Alteração que foi analisada pelo lateral-direito alvirrubro, Hereda.
“Não vejo (essa mudança) como dificuldade ou facilidade para gente. Nosso treinador vai estudar as características do adversário para fazermos um bom jogo. Ele (Geninho) vai chegar para somar. O nosso grupo está empolgado, concentrado. Sabemos da dificuldade de disputar uma Série B, mas vamos com tudo”, afirmou.
Antes do início da Série B, o Náutico ficará ligado no jogo desta quarta (5), entre Santa Cruz e Salgueiro, no Arruda, pelo duelo da volta do Campeonato Pernambucano. Se o Tricolor for campeão, o Timbu ficará com a vaga da pré-Copa do Nordeste 2021. Mas se o Carcará faturar a taça, o Alvirrubro estará fora do torneio regional do ano que vem. Hereda, porém, se esquivou.“Estamos focados agora somente na Série B. Vamos deixar isso para depois”, limitou-se a dizer.
Entenda
Pernambuco tem duas vagas para a etapa de grupos da Copa do Nordeste do ano que vem e uma para a fase preliminar. A divisão funciona da seguinte maneira: um clube se classifica via ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e outro por ser o campeão estadual. A terceira vaga, no pré-Nordestão, é dada ao segundo melhor colocado na lista da entidade máxima do futebol nacional.
Melhor do ranking, o Sport já está na Copa. Santa Cruz e Salgueiro disputarão a vaga do campeão. Se o Tricolor levantar o caneco, ele herda o espaço e o terceiro posto será do Náutico, segundo melhor na lista da CBF. Porém, se o título ficar com os sertanejos, será a Cobra Coral que terá de disputar a fase preliminar, por estar mais bem colocada que o Timbu. Nesse cenário, os alvirrubros não terão lugar no Regional em 2021.
Pernambuco, futuramente, ainda pode perder justamente essa terceira vaga. Isso porque o estado corre risco de cair no ranking de federações. Os dois melhores do Nordeste têm o benefício de colocar três equipes na Copa do Nordeste. Na lista divulgada pela CBF no final do ano passado, o Bahia é o sétimo, seguido pelos pernambucanos, em nono. O Ceará é o 10º.
Os cearenses estão com dois clubes na Série A (Ceará e Fortaleza), enquanto Pernambuco tem apenas um (Sport), com os outros dois da capital na B (Náutico) e C (Santa Cruz). Há grande risco dos pernambucanos serem ultrapassados pelos vizinhos de região no final da temporada. Porém, como a disputa do pré-Nordestão acontece ainda com base no ranking anterior da CBF, a tendência é que o estado só perca a terceira vaga na edição de 2022. Caso isso aconteça, também haveria redução de lugares na Série D, caindo de três para dois representantes.