Cais do Sertão dedica programação online a Luiz Gonzaga em agosto
Equipamento cultural prepara série de homenagens ao eterno Rei do Baião
No imaginário coletivo, a paisagem do sertão comunga a seca, a boiada com a zabumba, sanfona e o triângulo, isso é herança direta dos tempos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira, o pernambucano soube como ninguém valorizar a narrativa sertaneja – dotada de fé, esperança e resistência.
No último domingo (02/08) completaram-se 31 anos sem a presença física do músico e o Centro Cultural Cais do Sertão celebra seu legado social e cultural com atividades online para todos os públicos.Ao longo da semana, bate-papos, entrevistas e playlists serão dedicadas ao Rei. A programação pode ser acompanhada no Instagram @caisdosertao.
O tradicional quadro Papo de Museu também renderá homenagens ao saudoso artista. Na terça (04/08), às 17 horas, os internautas conferem uma live com Paulo Wanderley, consultor de investimentos do Banco do Brasil e pesquisador da vida e obra de Gonzaga. Sob o tema “O menino que filmou a despedida de Luiz Gonzaga”, a conversa será mediada por Maria Rosa Maia, gestora do Cais, e terá como foco o dia da despedida do artista em Exu, Pernambuco.
Já na próxima quinta-feira (06/08), a partir das 17 horas, o Conexão Cais promove conversa com o jornalista José Mário Austregésilo, que também é escritor, doutor em Serviço Social pela UFPE e diretor de rádio, TV e cinema. Mediada por Sandro Santo, educador do museu, o papo tem como foco analisar a linguagem popular presente nas canções de Gonzaga e os símbolos que norteiam até hoje a cultura nordestina. “Luiz Gonzaga: o homem, sua terra, sua luta”, livro de Autregésilo, também é tema do encontro online, que esmiúça ainda a inserção de ritmos nordestinos à música popular brasileira.
Claro que não podia falta a boa música pernambucana. O perfil do Spotify do Cais do Sertão preparou uma seleção de playlists temáticas. Em memória ao Rei do Baião, estão disponíveis para audição as seleções “O Sertão cantado por Luiz Gonzaga”, com mais de 40 clássicos, entre eles “A Morte do Vaqueiro”, “Numa Sala de Reboco” e “Asa Branca”. Diogo do Monte, músico-educador do museu, seleciona sequência de canções do xaxado, interpretadas pela rainha do ritmo, Marinês.
Fé, patrimônio e tradição junina
Na mesma semana de homenagens ao Rei do Baião, nesta quinta-feira (5), a partir das 16h, o canal do YouTube do Cais do Sertão transmitirá o lançamento do livro “Acorda Povo e Bandeira dos Santos Juninos: pesquisa sobre patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, coordenado por Mário Ribeiro, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade de Pernambuco.
As mestras em História e Musicologia pela UFPE, Ester Monteiro, Déborah Callender e Alice Alves, e ainda Paulo Maia, fotógrafo e mestre em Antropologia pela UFPE, e Raquel Araújo, assistente de pesquisa, completam a mesa.
A publicação tem como missão reconhecer as singularidades do patrimônio cultural encontradas nas manifestações de fé e nas festividades juninas. O livro registra a representatividade do grupo Acorda Povo e das Bandeiras dos Santos Juninos no que tange ao conceito de patrimônio.
O material conta com documentos sobre os grupos e entrevistas coletadas entre 2018 e 2019. Os grupos residem entre Olinda e Recife. A obra conta com incentivo do Governo de Pernambuco, Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura. E apoio do Cais do Sertão e Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe).
Serviço:
04/08 - Papo de Museu com Paulo Wanderley, às 17h, no @caisdosertao
05/08 - Lançamento do Livro “Acorda Povo e Bandeira dos Santos Juninos: pesquisa sobre patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, às 16h, no YouTube do Cais.
06/08 - Conexão Cais com José Mário Austregésilo, às 17h, no @caisdosertao
Playlists: todas o acervo musical pode ser conferido no Spotify do Cais.