Festival Internacional de Curtas Metragens de SP promove "esquenta" entre 6 e 13 deste mês
Para participar das lives e assistir aos curtas, é necessário cadastro prévio no website kinoforum.org.br
Adaptando-se ao período atual, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum acontece virtualmente entre os dias 20 e 30 de agosto, com acesso disponível gratuitamente para todo o território brasileiro atráves do endereço online: kinoforum.org.br
Antes do festival haverá um “esquenta” com uma programação prévia entre os dias 6 e 13 de agosto. Essa prévia contará com a exibição de curtas históricos e lives, com seus realizadores. O programa especial ‘Criatividade em Tempo de Crise’ reúne alguns dos mais importantes cineastas revelados durante o período que ficou conhecido como ‘Primavera do Curta (1986 – 1996) exibindo sete filmes históricos, clássicos brasileiros do formato.
No primeiro dia, 6 de agosto, a partir das 19h00 serão disponibilizados "Cartão Vermelho", de Laís Bodanzky, "Viver a Vida", de Tata Amaral, e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado. As duas primeiras diretoras conversam, a partir das 20h do mesmo dia, com Ana Luiza Azevedo, cineasta que atuou como assistente de direção de "Ilha das Flores".
Na semana seguinte, em 13/08, estará liberada a exibição de "Dov'è Meneghetti?", de Beto Brant, "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal", de Carla Camurati, "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti", de Anna Muylaert, e "Frankstein Punk", de Cao Hamburger e Eliana Fonseca, a partir das 19h. E às 20h é vez de um encontro reunindo todos os cinco diretores.
Os debates visam promover reflexões acerca da criação, produção e circulação dessas e de como foi possível eclodir uma filmografia criativa e impactante em pleno período de crise aguda na produção cinematográfica brasileira? E que lições pode-se extrair de tal experiência para iluminar os dias que se seguirão à pandemia planetária do Covid-19?
Os filmes desta programação ficarão disponíveis na plataforma do festival. Para participar das lives e assistir aos curtas, é necessário cadastro prévio nessa mesma plataforma, via o website kinoforum.org.br, que está aberto a partir de 5 de agosto.
Sobre os filmes
"A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal" (Brasil, 13 min, 1987) – Carla Camurati
Uma varredora das ruas recebe a visita da fada-madrinha que a transforma em fulgurante estrela de cinema e TV. Vencedor do prêmio de melhor direção e do Prêmio Abraci no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; prêmio do público e Prêmio Leon Hirszman no Rio Cine Festival.
"A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti" (Brasil, 16 min, 1995) – Anna Muylaert
Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, visto pela ótica de sua filha de seis anos. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Rio Cine Festival; melhor ficção e melhor direção na Jornada de Cinema da Bahia; melhor curta-metragem e melhor atriz no Cine Ceará; melhor curta-metragem no festival Mix Brasil; melhor curta-metragem no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Prêmio Incentivo Multishow no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum
"Cartão Vermelho" (Brasil, 14 min, 1994) – Laís Bodanzky
O curta-metragem focaliza o mundo de uma adolescente que joga futebol com os meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher. Premiado como segundo melhor filme no Festival de Santiago (Chile); prêmio revelação no Festival de Cuiabá; melhor atriz e prêmio da crítica no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor direção no Rio Cine Festival e no Festival Guarnicê; e melhor ficção no Cine Ceará.
"Dov'è Meneghetti?" (Brasil, 12 min, 1989) – Beto Brant
Um retrato da fuga do mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti. Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado; melhor direção, melhor fotografia, melhor trilha sonora, prêmio do público e prêmio da crítica no Rio Cine Festival; melhor curta no Festival de Curitiba.
"Frankstein Punk" (brasil, 12 min., 1986) - Frank nasce ao som da canção "Singing in The Rain" e, a partir daí, seu destino é caminhar em busca da felicidade, sem entender que isso o levaria a assustar as pessoas. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no FestRio; melhor fotografia, melhor som, prêmio especial de animação e prêmio do público no Festival de Gramado.
Ilha das Flores" (Brasil, 13 min, 1989) – Jorge Furtado
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Berlim; prêmio especial do júri e prêmio do público no Festival de Clermont-Ferrand; melhor filme no festival No-Budget (Hamburgo); prêmio Blue Ribbon no festival American Film and Video (Nova York); melhor curta, prêmio do público e prêmio da crítica no Festival de Gramado.
"Viver a Vida" (Brasil, 12 min, 1991) – Tata Amaral
O filme focaliza o cotidiano de um office-boy, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente. O comportamento dele acaba por refletir a atitude daqueles que sempre encontram saídas pela tangente. Vencedor dos prêmios do melhor direção, ator, som e prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor roteiro no Festival de Gramado; melhor filme, direção e montagem na Jornada de Cinema da Bahia; melhor filme, fotografia, montagem e trilha sonora no Festival Guarnicê.
Sobre os cineastas
Ana Luiza Azevedo - Codirigiu com Jorge Furtado o curta "Barbosa" e teve o seu "Três Minutos" selecionado para competição do Festival de Cannes. Além de séries e especiais para TV, assina os longas-metragens "Antes Que o Mundo Acabe" e "Aos Olhos de Ernesto".
Anna Muylaert - Diretora e roteirista de cinema e televisão. É diretora, entre outros longas-metragens, de "Durval Discos" e "Que Horas Ela Volta" (vencedor do Panorama Audience Award no Festival de Berlim). É membro da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
Beto Brant - Diretor, roteirista e produtor, Beto Brant ssina diversos videoclipes e curtas-metragens. Dirigiu oito longas, entre eles "outros, os longas "Os Matadores", "O Invasor", "Crime Delicado", "Cão Sem Dono", "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" e "Pitanga".
Cao Hamburger – Duas vezes premiado no Emmy Internacional (com as séries para TV "Pedro & Bianca" e "Malhação: Viva a Diferença"), é diretor, roteirista e produtor. É produtor geral e idealizador da série "Castelo Rá-Tim-Bum". Assina os longas-metragens "O Dia em que Meis Pais Saíram de Férias" e "Xingu", entre outros.
Carla Camurati - Após uma premiada carreira como atriz de cinema e televisão, Carla Camurati lançou-se como diretora, produtora, roteirista e distribuidora com o longa-metragem "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil", marco da era da retomada da produção nacional. Dirigiu, entre outros, "Copacabana" e "Irma Vap".
Eliana Fonseca - Atriz, diretora e roteirista de cinema, teatro e televisão, Eliana Fonseca atuou em 14 trabalhos televisivos e 17 filmes. Dirigiu os longas-metragens "Eliana em o Segredo dos Golfinhos", "Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano", "Coisa de Mulher" e "13 Andares".
Laís Bodanzky - Diretora, produtora e roteirista, Laís Bodanzky destacou-se em 2001 com o longa-metragem "Bicho de 7 Cabeças", vencedor de sete premiações do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Assina também "Chega de Saudade", "As Melhores Coisas da Vida" e "Como Nossos Pais".
Tata Amaral - Diretora, roteirista e produtora, assina curtas-metragens e séries televisivas (como "Antonia", indicado ao Emmy Internacional). Dirigiu os longas-metragens "Um Céu de Estrelas", "Através da Janela", "Antonia", "Hoje", "Trago Comigo" e "Sequestro Relâmpago"
O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos para apoiar o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica do audiovisual brasileiro.
31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO CURTA KINOFORUM ONLINE
Programa especial 'Criatividade em Tempo de Crise': 6/08 e 13/08, às 19h00 (disponibilização dos filmes) e 20h00 (live com os cineastas)
Programação geral do festival: 20 a 30 de de agosto de 2020
Patrocínio: Sabesp (via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura), Ericsson (via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo), SPCine, Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Realização: Associação Cultural Kinoforum, Sesc São Paulo e Museu da Imagem e do Som (SP)