Santa Cruz

Com vice-campeonato, Santa terá que disputar fase preliminar da Copa do Nordeste 2021

Tricolor já estava assegurado nesta fase, restava saber se brigaria para, de fato, encarar diretamente a fase de grupos ou se ainda entraria na disputa por uma vaga

Santa Cruz terá que disputar fase preliminar da Copa do Nordeste 2021 - Rafael Melo/SCFC


As duas vagas de Pernambuco na Copa do Nordeste 2021 foram definidas. Salgueiro e Sport sendo os representantes diretos do estado na fase de grupos da competição. Já o Santa Cruz, terá de brigar para efetivamente se garantir no torneio. Após empatar no tempo regular com o Carcará, pelo segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano, e ser golpeado por 4x3 nos pênaltis, o Tricolor terá que disputar a fase preliminar do Nordestão do próximo ano. Mesmo não sendo o que esperava o time coral, a garantia primeiro foi conquistada em decorrência do vice-campeonato estadual. Segundo, pelo ranking nacional de clubes. 

Garantidos de forma direta na fase de grupos da competição, Salgueiro - campeão inédito do Pernambucano - e Sport, que se garantiu na primeira divisão do Estadual, após jogar o quadrangular do rebaixamento, tem presença garantida no regional. A explicação para os feitos é simples. Um clube se classifica considerando a posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - o que é o caso do Leão -, enquanto a segunda vaga é preenchida pelo atual campeão estadual. 
 

Em contrapartida, quem não sentirá o gosto de disputar o torneio no ano conseguinte é o Náutico. Após eliminação nos pênaltis, na semifinal do campeonato local, o Timbu dependia que o Santa Cruz conquistasse a taça do Pernambucano para poder ganhar a oportunidade de jogar a fase preliminar do Nordestão. O que não aconteceu. Nesse quesito, vai um adendo: a Cobra Coral (34º) também está à frente do Timbu (41º) no ranking nacional.

Na edição 2020, alvirrubros e tricolores figuraram no sub-grupo dois da competição, também diferido pelo ranking e, assim, válido para a distribuição das receitas. O time comandado por Dal Pozzo, foi premiado somente com a cota de participação na primeira fase, visto que não avançou de fase. O Santa, por outro lado, embolsou R$ 2 milhões (1,7 milhão pela cota de participação + 300 mil ao chegar às quartas de finais).