Receita apreende no Rio mais de mil óculos sem nota fiscal que viriam para o Recife
Há a suspeita, por parte da Receita Federal, de que parte dos óculos sejam falsificados
A Receita Federal apreendeu, na noite dessa quarta-feira (5), uma carga de 1.143 óculos importados no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o material foi encontrado na bagagem de um passageiro que estava em um voo com origem em Guarulhos, em São Paulo, com o Recife como destino.
Alguns dos óculos apreendidos eram supostamente de marcas famosas, como Carolina Herrera e Dior. O passageiro declarou em depoimento que não possuía notas fiscais nem comprovação da importação regular das mercadorias, de acordo com a Receita. O flagrante ocorreu durante operação de rotina no terminal de passageiros.
Há a suspeita, por parte da Receita Federal, de que parte dos óculos sejam falsificados. Os representantes das marcas serão contatados para a avaliação dos itens.
Além dos danos à saúde, a comercialização de produtos falsificados viola os direitos autorais, causa prejuízo na arrecadação de impostos, aumento nos índices de desemprego e desencadeia a prática de concorrência desleal.