Carnaval

Campanha 'O Frevo Precisa da Gente' arrecada fundos para Orquestra de Maestro Carlos

Sem realizar eventos, mesmo fora do Carnaval, músicos

Troças Se Eu Flopar me Beija e A Porca fazem campanha para ajudar músicos de orquestra - Foto: Célio Gouveia/Divulgação

Pela primeira vez em mais de um século de existência, o frevo pode estar impossibilitado de colocar seu bloco na rua. E há um impacto direto nas orquestras que regem o carnaval pernambucano. Ainda sem previsão em relação ao futuro da festa mais popular do Estado, o sustento de músicos que trabalham durante o período também é incerto. Em busca de auxiliá-los, as troças carnavalescas olindenses Se Eu Flopar Me Beija e A Porca estão mobilizando um financiamento coletivo virtual para ajudar os componentes da Orquestra de Maestro Carlos, uma das mais tradicionais da Festa do Momo, em uma campanha intitulada “O Frevo Precisa da Gente”.


A iniciativa foi lançada na semana passada, em um link aberto no site Vakinha, com o objetivo de arrecadar R$ 4.500 e distribuir entre os artistas que fazem parte da orquestra. Até o momento, a campanha já conseguiu quase 50% do que está previsto. “O que muita gente não lembra é que esses músicos não dependem só do carnaval. Durante o ano eles tiram o sustento de vários eventos, como casamentos e formaturas, que também foram suspensos por causa do coronavírus", explica Rebeca Montenegro, da organização da TCM Se Eu Flopar Me Beija.

 


O presidente da troça A Porca, Higor Nascimento, considera o momento delicado, tendo em vista que há famílias dependendo exclusivamente do frevo. “Eu cheguei a conversar com alguns músicos e eles disseram para mim 'se aparecesse a oportunidade de tocar amanhã, mesmo sabendo que ia estar colocando a minha vida em risco, eu ia tocar. Porque apesar de não poder tocar as contas chegam'. Por isso todo tipo de ação que venha a colaborar é muito válida”, comenta. Os trabalhadores, que tiveram seus ofícios interrompidos, devem receber cestas básicas ao final da campanha.


Ainda não há um posicionamento claro sobre o Carnaval de Pernambuco em 2021, levando em consideração que nenhuma vacina foi aprovada e não há protocolos definidos para a realização de eventos do porte da folia. Na Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) chegou a fazer o Requerimento 4075/2020 para cancelar a festa na cidade, gerando debates entre os parlamentares da casa.


SERVIÇO

Campanha “O Frevo Precisa da Gente”
Onde doar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/o-frevo-precisa-da-gente
Informações: Maria Luiza Barroso - TCM Se Eu Flopar Me Beija (81) 9.9634-9493
@seeufloparmebeija e @aporcaoficial no Instagram.