Remodelados, cursos livres preparam volta
Primeira modalidade de ensino a encarar "novo normal" em Pernambuco finaliza ajustes para retomar atividades presenciais daqui a uma semana
Após cinco meses de ajustes e preparações, incluindo criação de protocolos, investimentos em infraestrutura e implantação de aulas remotas, os cursos livres são a primeira modalidade de ensino que volta remodelada para encarar o “novo normal” em Pernambuco. Na semana passada, o Governo do Estado anunciou a próxima segunda-feira, 17 de agosto, como a data de início para o retorno gradual das atividades presenciais desse segmento. A medida abrange os cursos de idiomas e qualificação profissional, autoescolas e outras formações.
Inicialmente, as instituições devem retornar com 25% da capacidade de alunos e apenas para a faixa etária a partir dos 18 anos. A retomada será escalonada até que seja autorizada a entrada de todos os estudantes, o que está previsto para 8 de setembro. Escolas e entidades ouvidas pela Folha de Pernambuco afirmaram que estão preparadas para receber os alunos.
“É um pleito da categoria desde junho”, diz o presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (SindCFCPE), Igor Valença. Nas autoescolas, as aulas práticas estão liberadas há quase dois meses, com escudos faciais para o aluno e o instrutor e higienização dos carros entre uma e outra atividade. Hoje há, em todo o Estado, cerca de 250 centros, que atendem uma média de 5 mil alunos por mês.
Para a fase teórica do curso de habilitação, o ensino remoto continua autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) enquanto durar a pandemia. Igor Valença diz que, mesmo com a volta do presencial, a maioria tem manifestado interesse em seguir nas aulas online. “Depende do Contran (se o modelo híbrido continua após a pandemia), mas eu acredito que veio para ficar. Principalmente para os mais jovens, que estão acostumados com a internet. Mas existe o público que quer o presencial, as pessoas que não têm acesso ou o domínio da tecnologia”, conta.
Com larga tradição nessa modalidade, órgãos do Sistema S também alimentam expectativa para esse retorno. O diretor de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Eliézio Silva, afirma que os cursos livres correspondem a cerca de 60% da oferta da instituição. Além de respeitar as determinações do Governo do Estado, a entidade, que atende aproximadamente 10 mil estudantes (incluindo os dos níveis técnico e superior), segue um protocolo próprio do Senac nacional. “Todos os funcionários foram capacitados. E nós temos uma capacitação pronta que iremos fazer nos primeiros momentos para todos os alunos sobre os protocolos e a prevenção à Covid-19”, informa.
Novas vagas
Por conta do retorno das aulas presenciais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 650 vagas abertas para 35 cursos nas unidades de Santo Amaro, Areias, Jaboatão, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina. Apenas a de Araripina, cidade que se encontra em quarentena rígida, permanece fechada. Entre os cursos que estavam parados e agora retornam com novas turmas, estão os de Operação com Empilhadeira, Eletricidade Aplicada à Automotiva e Normas Reguladoras (NRs).
“Nossas escolas estão totalmente adaptadas, cumprindo o distanciamento entre os alunos, ferramentas individualizadas, com aferição de temperatura e tapetes higienizantes na entrada de cada laboratório”, enumera a diretora de Educação do Senai, Carla Abigail Araújo. “A gente estava com procura desses cursos porque são cursos rápidos que as pessoas precisam ter para se inserir no mercado. E são cursos muito práticos, mas, para fazer a prática, precisa ter a teoria”. Os interessados podem se inscrever pelo site www.pe.senai.br ou pelo 0800 600 9606.