Online

Sesc lança nova plataforma para incentivar a produção cultural

O projeto Sesc Cultura ConVIDA! reúne 470 atividade culturais de todos os estados brasileiros

Adiel Luna é um dos artistas pernambucanos selecionados - Divulgação

Reunindo 470 projetos de todas as regiões do Brasil, a plataforma Sesc Cultura ConVIDA! estreia hoje. Com o objetivo de incentivar a produção artística nacional em tempos de pandemia, a iniciativa conta com uma programação virtual que envolve música, artes cênicas, audiovisual e artes visuais, em formatos como lives, podcasts e oficinas on-line. 

Por meio de um edital, o Sesc selecionou propostas de 142 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. Além das capitais, foram contemplados vários municípios afastados dos grandes centros. No caso de Pernambuco, são 27 projetos. Não só Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe estão na lista, mas também Carpina, Caruaru, Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Tracunhaém, Jatobá e Petrolina. A atriz Agrinez Melo e o cantador Adiel Luna são dois dos artistas locais escolhidos. 

De acordo com o Sesc, mais de 60% dos projetos selecionados são comandados por mulheres e quase 40% dos artistas se autodeclararam negros ou indígenas. A região Sudeste contempla a maior participação, com aproximadamente 41% das apresentações, seguida do Nordeste (30,8%), Sul (10,6%), Norte (9%) e Centro-Oeste (7,6%).

A plataforma leva ao público apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Com os podcasts, é possível conferir palestras, debates e entrevistas sobre a produção cultural no Brasil e arte educação. Serão lançados 25 curtas-metragens, abordando o período da quarentena, além de 30 vídeos musicais.

O "Gravando em casa" oferece aulas de produção audiovisual, com dicas para aumentar a qualidade das produções caseiras com uso do celular. No "Líricas femininas", haverá apresentações de 48 artistas compositoras. Para as crianças, a plataforma reúne atividades musicais lúdicas e contação de histórias. A programação fica disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal do Sesc no YouTube.