Náutico

Náutico empata com CRB e segue sem vencer na Série B

Timbu foi superior em larga escala durante a partida, mas não segurou vantagem na reta final

Camutanga anotou o gol do alvirrubro pernambucano - Caio Falcão / CNC

Em sua primeira partida sem Gilmar Dal Pozzo na área técnica, o Náutico empatou por 1x1 com o CRB nos Aflitos e segue sem vitórias na Série B. O Timbu foi superior em boa parte da partida, mas a cautela excessiva nos minutos finais permitiu que os alagoanos impedissem a festa alvirrubra. Agora, os alvirrubros se concentram para viajar a Salvador, onde Gilson Kleina - anunciado como novo treinador - já deve orientar a equipe diante do Vitória, na próxima quarta-feira (19), às 19h.

O desempenho do setor ofensivo era um dos pontos mais criticados na ‘Era Dal Pozzo’. Contratados sob peso de ouro, Erick, Kieza e Thiago não vem cumprindo as expectativas. Os dois últimos ficaram de fora do duelo, o que levou Dudu Capixaba a reconfigurar o ataque alvirrubro. Salatiel assumiu o papel de centroavante, enquanto Jorge Henrique articulava as jogadas ao lado de Jean Carlos. Mas a diferença não era somente nos nomes. Com uma marcação pressão efetiva, os alvirrubros exibiram outra postura. A defesa alagoana tinha dificuldade na saída de bola e forçava bolas longas. 

Esse foi o roteiro na maior parte do primeiro tempo. Os visitantes erravam passes e o Timbu partia em velocidade para pegar os adversários desprevenidos. Responsável pela distribuição da bola, Jean Carlos tinha muitos espaços para percorrer no campo e desfrutar do chute à distância. Na primeira chegada perigosa, aos 6 minutos, o camisa dez bateu cruzado e assustou o goleiro Victor Souza. Aos 15, O CRB respondeu e Bill acertou a trave de Jefferson. Porém, a solidez defensiva dos pernambucanos bloqueou novas ameaças.

O Náutico seguiu dono do jogo e foi presentado. Em cobrança de escanteio por Jean Carlos, Camutanga acertou a bola em cheio de cabeça e não deu chances ao goleiro. O ímpeto ofensivo do Timbu se manteve até o fim da etapa inicial e por pouco a vantagem não aumentou. 

Marcelo Cabo modificou o CRB no intervalo e as substituições até surtiram efeito para ter a posse e incomodar o Náutico, mas não suficiente para infiltrar o bloqueio pernambucano e igualar o marcador. Ainda assim, a escassez criativa dos alagoanos no último terço evoluiu na reta final do jogo. A cautela de Dudu Capixaba nas mudanças ofereceu espaço aos adversários e as chegadas perigosas multiplicaram. Aos 43, o faro de gol de Léo Gamalho foi um balde de águia fria para quem esperava comemorar a primeira vitória na Série B e, ao mesmo tempo, efeito das decisões que constratam a postura adotada inicialmente pelo Timbu.

Ficha do jogo

Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e Erick Daltro (Kevyn); Rhaldney, Jorge Henrique (Djavan) e Jean Carlos (Lucas Paraíba); Dadá Belmonte (Junior Brítez), Erick e Salatiel (Josa). Técnico: Dudu Capixaba.
CRB

Victor Souza; Lucas Mendes (Reginaldo), Gum, Xandão e Hugo; Washington, Carlos Jatobá (Tiaguinho) e Felipe Menezes (Diego Torres); Bill (Luidy), Erik (Magno) e Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo.

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife.
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Fabio Rogerio Baesteiro e Amanda Pinto Matias (ambos SP)
Gols: Camutanga, aos 23’ do 1ºT (NAU)
Cartões amarelos: Salatiel (NAU), Rhaldney (NAU), Bill (CRB)