Plano de Convivência

Mototáxis, lutas marciais e cursos retomam atividades em Pernambuco; confira detalhes

Aulas práticas de ensino superior e feiras agropecuárias também estão liberadas

Cursos Senai - Divulgação

O Plano de Convivência com a Covid-19 autoriza, a partir desta segunda-feira (17), a retomada das atividades de mototáxis, lutas marciais e cursos livres em Pernambuco. Apenas essas categorias avançam esta semana no Estado.  Conforme o governo anunciou na última quinta-feira (13), nenhuma macrorregião entra em nova fase no plano. Araripina e Ouricuri, no Sertão, passam para a etapa 4 - as duas cidades estavam em quarentena mais rígida.

O serviço de mototáxis deve ocorrer seguindo os protocolos de segurança e higiene necessários para salvaguardar a saúde do trabalhador e do passageiro. A fiscalização e regulamentação do transporte estará a cargo das prefeituras, de acordo com o anunciado pelo secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Será obrigatório o uso de máscaras para condutores e passageiros, assim como a profilaxia do capacete para uso do passageiro a cada nova viagem. Passageiros devem manter a viseira do capacete fechada durante o trajeto, para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1,5 metro, nos pontos ou onde as motos pararem. 
 

As lutas marciais também estão liberadas a partir desta segunda-feira em Pernambuco. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (15), o governo autorizou a prática de atividades esportivas em modalidades individuais, "observando-se as determinações constantes em portaria conjunta da Secretaria de Saúde e Secretaria Educação e Esportes".

Os cursos livres começam nesta segunda-feira a primeira etapa da retomada. Inicialmente, as instituições devem retornar com 25% da capacidade de alunos e apenas para a faixa etária a partir dos 18 anos. A retomada será escalonada até que seja autorizada a entrada de todos os estudantes, o que está previsto para 8 de setembro. 

Conforme o mesmo decreto, também estão autorizadas a partir desta segunda-feira as feiras agropecuárias nos municípios indicados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). 

Instituições de ensino podem retomar aulas práticas e de práticas de estágio curricular presenciais. As aulas presenciais, no entanto, seguem suspensas até, pelo menos, 31 de agosto.

Plano de Convivência
A Macrorregião I, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata, permanece na Etapa 7. As Macrorregiões 2 e 3 continuam na Etapa 6. 

A Macrorregião 4 está dividida: a 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e a 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, continuam na Etapa 5. Já as cidades pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde permanecerão na Etapa 4.

Confira aqui os municípios integrantes de cada Gerência Regional de Saúde (Geres)

Etapa 2: Liberados construção civil (50% da carga); comércio atacadista, shoppings centeres, centros comerciais e praça de alimentação (delivery e coleta); consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio diagnóstico e terapêuticos e óticas

Etapa 3: Liberados varejo de rua (bairro e centro); salões de beleza e serviços de estética; eventos esportivos sem público; comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos (50% da carga)

Etapa 4: Liberados varejo de rua de bairro e centro, construção civil (100% da carga) e shoppings centers com atendimento presencial

Etapa 5: Liberados serviços de escritório (50% da carga) e comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos (100% da carga)

Etapa 6: Liberados restaurantes e outros serviços de alimentação e academias e similares

Etapa 7: Ampliação de horário de funcionamento de bares e restaurantes para 6h às 22h e de shoppings centers para 10h às 22h