Caravana da leitura

Projeto da Cufa-PE vai doar 4 mil livros em comunidades da RMR

20 comunidades da região receberão as doações a partir da próxima sexta-feira (21)

Livros serão doados nas comunidades - Divulgação/Cufa-PE

O projeto Gente Cuidando de Gente, da Central Única das Favelas de Pernambuco (Cufa-PE), entregará 4 mil livros em 20 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação começa na próxima sexta-feira (21), na comunidade da Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife.

Segundo a Cufa-PE, a leitura é uma arma no enfrentamento dos efeitos da Covid-19 nas famílias residentes em favelas da RMR. A iniciativa é fruto de parceria com o Governo do Estado. "As crianças também são agentes importantes no combate ao avanço do coronavírus nas comunidades. Por isso, a Cufa Pernambuco selecionou 20 favelas na Região Metropolitana do Recife que vão receber os kits de leitura, com livros e lencinhos”, pontuou a coordenadora Altamiza Melo.

Os títulos escolhidos para as doações foram "Leo e a Baleia", de Benji Davies e "O Tupi Que Você Fala", de Claudio Fragata. No primeiro livro, uma emocionante história de amizade entre Leo e uma baleia que ele encontra encalhada na praia. Já na obra de Fragata, os pequenos vão encontrar seu “lado curumim” enquanto leem e descobrem as origens indígenas de várias palavras da língua portuguesa. 
 

A campanha ainda lança um vídeo para os pequenos. Em parceria com a Turma do Cantarolando, uma canção sobre hábitos de higiene e proteção contra a Covid-19 também serão lançados na sexta-feira. “É mais uma ferramenta de mobilização. Vamos transmitir mais informação sobre a prevenção da Covid-19 a partir do lúdico. Elas também podem ser multiplicadoras nos cuidados dentro de suas casas”, acrescenta Altamiza. 

Depois da Roda de Fogo, caravana de leitura da Cufa-PE passará pelas seguintes comunidades da RMR: Alto da Foice, ATM Beberibe, Detran, Ibura, Coelhos, Peixinhos, Loteamento Satélite, Córrego das Rosas, Rio Morno, Favela dos Canos, Favela da Wage, Chão de Estrelas, Alto de Santa Isabel, Santo Amaro, Vila Sul, Irmã Dorothy, Timbi e Nova Tiuma.