Tricolor

Toty vai de azarão à protagonista no Santa Cruz

Lateral, criticado em alguns momentos, foi decisivo em jogos recentes do time

Toty, lateral-direito do Santa Cruz - Rafael Melo/Santa Cruz

A comemoração pós gol é um símbolo. No futebol, erguer a cabeça e elevar as mãos aos céus faz parte de um roteiro repetido no mundo inteiro. No Santa Cruz, esse papel não se restringe aos atacantes, que, inclusive, vivem uma seca dentro de campo. No cenário, de azarão à protagonista, Toty foi o premiado da vez. 

Sob os seus mandos, a lateral direita do Tricolor está gradeada a sete chaves. Titular absoluto da posição desde o início da temporada, o defensor tem sobressaído com bom desempenho defensivo e, quando a responsabilidade o chama, também no ataque. Mas nem sempre foi assim. 

No início do ano, quando ainda disputava vaga com Júnior, a performance do lateral foi colocada em cheque algumas vezes. Contra o Salgueiro, pela quarta rodada do Estadual, por exemplo, uma falha resultou no gol adversário e em críticas. O erro de Toty foi compensado em grande estilo nas vezes em que o pernambucano mostrou "estar no lugar certo, na hora certa". 

Foi assim contra Afogados (depois de aproveitar o rebote do pênalti perdido por Pipico), ABC/RN (pela Copa do Nordeste) e Treze/PB - na última partida, chamando a responsabilidade e contribuindo de forma direta para a vitória coral no último minuto de jogo. 

"Fico feliz em poder ajudar, em saber que não só o treinador, mas toda a equipe pode contar comigo, em qualquer situação, que a gente vai dar a cara para bater. Vai ter a personalidade de encarar a dificuldade. Eu fico feliz por esse momento, neste ano, de ter sido marcado por essas duas situações, contra o ABC, na Copa do Nordeste, fazer o gol aos 50 (minutos), e também no jogo contra o Treze fazer o gol aos 50. Espero que isso permaneça e até melhor: não chegue a esse extremo. Mas caso aconteça, a gente vai estar ali firme e forte para poder dar a vitória ao nosso Tricolor", disse. Ao todo, são 23 jogos com a camisa tricolor e três gols. Apesar de pouco ressaltado, um dos atletas que mais atuou pelo Tricolor neste ano.