Tecnologia

Telegram aperfeiçoa chamadas de vídeo para acompanhar o 'novo normal'

Empresa anunciou novidades e melhorias no recurso de videochamada

Aplicativo pode ser acessado por mais de um dispositivo móvel ao mesmo tempo e pela web - Reprodução/Internet

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social tem demandado da tecnologia maneiras de amenizar a ausência de contato humano. Nesse contexto, o aplicativo de mensagens Telegram resolveu investir nas chamadas de vídeo e anunciou melhorias nesse recurso.

"2020 destacou a necessidade de comunicação frente a frente, e a nossa versão alpha das chamadas de vídeo agora está disponível para Android e iOS. Você pode iniciar uma chamada de vídeo na página de perfil do seu contato, e ligar ou desligar o vídeo a qualquer momento durante as chamadas de voz. Assim como todos os outros conteúdos de vídeo no Telegram, as chamadas de vídeo têm compatibilidade com o modo PIP de janela flutuante, permitindo que você confira as suas conversas e faça outras tarefas enquanto mantém contato visual", explica a empresa na nova atualização.

Para garantir a segurança dos usuários, todas as chamadas de vídeo são protegidas com criptografia de ponta a ponta e precisam ser confirmadas através da comparação de quatro emojis exibidos na tela dos dois contatos – se forem iguais, a chamada é 100% segura por criptografia testada pelo tempo e também usada nos Chats Secretos do Telegram e nas Chamadas de Voz. 

"Nossos apps para Android e iOS têm builds reproduzíveis, assim qualquer um pode verificar a criptografia e confirmar que o app usa exatamente o mesmo código-fonte aberto que publicamos com cada atualização. As chamadas de vídeo receberão mais funcionalidades e melhorias nas versões futuras, enquanto trabalhamos para lançar as chamadas de vídeo em grupo nos próximos meses", informa a atualização.