Cidades do Sertão avançam no Plano de retomada econômica
As Gerências de Saúde com sedes nas cidades de Petrolina e Salgueiro vão avançar para a Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco. Serviços de alimentação e derivados vão poder funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade, e academias de ginástica e similares estarão aptas ao funcionamento, com cada setor seguindo um protocolo específico. As demais regiões do Estado, vão permanecer nas mesmas etapas do Plano.
Entre algumas recomendações para os serviços de alimentação, estão o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, o limite de 10 pessoas por mesa, a obrigatoriedade de clientes permanecerem sentados e uso obrigatório da máscara, exceto no momento da refeição. Já para as academias é preciso ter ocupação simultânea de um aluno a cada 10 metros quadrados nas áreas de treino, piscina e vestiário, uso obrigatório de máscara, e fechamento de cada área da academia duas a três vezes ao dia para desinfecção dos ambientes.
Os protocolos detalhados de cada setor, estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
Entre as cidades que vão avançar, estão as pertencentes as Geres 7 e 8, da Macrorregião 4 do Estado. A Gerência 7 contempla as cidades de Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Já na Gerência 8, as cidades de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, vão ter permissão para funcionamento desses serviços.
A Macrorregião 1 que tem como sede a Região Metropolitana do Recife vai permanecer na Etapa 7 do plano. Já as Macrorregiões 2 e 3, com sedes no Agreste e Sertão, respectivamente, vão ficar na etapa 6. A Macro 4, que também abriga cidades do Sertão, avança para a sexta etapa, enquanto a Gerência de Ouricuri, permanece na Etapa 4.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, cerca de 97% das atividades que integram o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, já retornaram à atuação. “Estamos acompanhando diariamente os dados do comportamento da pandemia, estamos conseguindo liberar de forma gradual e efetiva. Os avanços vão depender do comportamento, nessa semana percebemos estabilização, ainda que em um patamar alto, o que levou o Comitê a manter as cidades nas etapas atuais, com exceção das gerências de Petrolina e Salgueiro, que tiveram melhora nos números”, declarou.
O secretário Estadual de Saúde, André Longo, destaca a importância dos municípios seguirem as recomendações estaduais, e criticou medida adotada em Garanhuns, onde a gestão municipal prolongou o horário de funcionamento de bares e restaurantes. “Gostaria da reflexão de alguns gestores municipais que estão tentando antecipar etapas, ou gerando situações que levam ao descumprimento dos decretos estaduais. Ficamos sabendo de um decreto do prefeito de Garanhuns, e detectamos um aumento expressivo de casos graves na cidade, isso pode fazer que tenhamos que dar passos para trás”, declarou.