Animais

Jaguatirica ferida é resgatada por equipe do Parque Dois Irmãos

Segundo a administração do parque, o animal é de vida livre e deve ser solto nesta quarta-feira (26)

Jaguatirica resgatada no Parque Dois Irmãos - Lu Rocha/Semas

Uma jaguatirica adulta foi resgatada por técnicos da equipe do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife. Segundo a administração do zoológico, o animal apresentava feridas no rosto e apareceu nas proximidades do prédio de nutrição do parque. Após seis dias sob os cuidados de biólogos e veterinários, a jaguatirica deve ser solta na área de Mata Atlântica localizada nos arredores do parque na tarde desta quarta-feira (26). 

De acordo com o técnico do Parque de Dois Irmãos e médico veterinário, Márcio Silva, o animal é um macho adulto que, provavelmente, chegou ao local por curiosidade e se perdeu na hora da saída. "Ele foi encontrado por um tratador ao lado do setor de nutrição, fugindo quando percebeu a presença dele. Como notamos que o animal estava ferido, decidimos resgatá-lo e tratar as lesões que tinha no rosto", afirmou o veterinário. Após o resgate, o animal passou por uma bateria de exames que não identificaram gravidade nos ferimentos.

 “Além de cuidar dos animais do zoológico, a gente se dedica também aos os animais da Unidade de Conservação. A prioridade é o bem-estar dos animais e a proteção da biodiversidade da área”, completou o veterinário.

 



A jaguatirica, felino cujo nome científico é Leopardus pardalis, é um animal de vida livre e com hábitos noturnos e solitários. Por isso, será devolvida à Unidade de Conservação de Proteção Integral do Parque, que possui uma reserva de Mata Atlântica de 1.158,51 hectares. Segundo a equipe do zoológico, os animais da espécie costumam marcar seu território e podem ser encontrada praticamente em todos os biomas do território nacional. Durante o dia, costuma ficar em ocos de árvores ou em arbustos. A jaguatirica também possui também grandes habilidades para subir em árvores, saltar e nadar.

O Parque Dois Irmãos ainda está fechado para visitação por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. De acordo com a administração do parque, ainda não há data prevista para a reabertura.