Sistema Prisional de Pernambuco chega a 20 mil visitas virtuais durante pandemia
Encontros remotos começaram em maio. Visitas presenciais foram retomadas este mês
O Sistema Prisional de Pernambuco chegou à marca de 20 mil visitas virtuais nessa terça-feira (25), segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), divulgados nesta quarta-feira (26). Os encontros remotos entre os detentos e familiares, que começaram em maio por causa da pandemia de Covid-19, seguem apesar da retomada das visitas presenciais, que voltaram em agosto.
De acordo com a SJDH, todas as 23 unidades prisionais do Estado promovem as visitas virtuais. "Como as visitas estão sendo mais espaçadas devido à pandemia, avaliamos importante manter os encontros virtuais para amenizar o distanciamento entre os privados de liberdade e seus familiares", destaca o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
As visitas presenciais ocorrem aos sábados e domingos e são divididas de acordo com o último número do prontuário dos presos, em esquema de rodízio.
Já as visitas virtuais ocorrem uma vez por semana e têm duração de até três minutos. Os encontros ocorrem em salas privadas e contam com a supervisão de um servidor da unidade prisional.
Os encontros são feitos com smartphones e tablets doados pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.