Agências espaciais monitoram asteroide que pode colidir com a Terra em novembro
Chances de entrada do corpo espacial na atmosfera da Terra é de uma em 193, segundo agência europeia
Um asteroide chamado 2018 VP1 se aproximará da Terra em 2 de novembro, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa. A distância deve ficar entre 420.000 e 7.500 quilômetros, relativamente perto em dimensões espaciais.
Apesar da possibilidade de choque com o planeta de 0,41%, não há necessariamente um risco para os terráqueos, uma vez que o objeto espacial tem apenas 2,4 metros de diâmetro. De acordo com cálculos da Agência Espacial Europeia (ESA), as chances de colisão são de uma em 193.
Caso entre na atmosfera terrestre, o asteroide deve entrar em colapso e deixar uma trilha similar ao de um meteoro brilhante. A rocha foi descoberta em 2018 e pertence ao grupo de asteroides próximos à Terra, com órbitas cruzadas com a órbita da Terra.
Asteroides são restos de planetas do Sistema Solar quando estes estavam "nascendo". Muitos inclusive são fragmentos de minúsculos protoplanetas, que nunca chegaram a se tornarem planetas. Por isso, o estudo dos asteroides é essencial para entender a origem da Terra.