'Devs', primeira série de Alex Garland, chega ao Brasil pela Fox
Produção é um thriller de ficção científica repleto de questionamentos éticos e morais
Um olhar diferenciado para a ficção científica, com a abordagem de questões filosóficas e éticas, é uma marca dos trabalhos de Alex Garland, responsável por filmes como “Ex Machina” (2015) e “Aniquilação” (2018). Em “Devs”, seu primeiro projeto para a televisão, o cineasta não faz diferente. A série é um suspense que explora conceito científicos complexos para discutir os próximos passos da humanidade em seus avanços tecnológicos.
Composta por oito episódios, a produção chega ao Brasil nesta quinta-feira (27), às 22h15, no canal pago Fox Premium 1, com dois episódios exibidos por semana. A temporada completa ficará disponível para os assinantes, a partir da estreia, no app da Fox. A Folha de Pernambuco teve acesso aos dois primeiros episódios da minissérie, que tem Alex Garland como roteirista, diretor e produtor executivo.
A trama é toda ambientada no Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) conhecida por abrigar algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. É trabalhando na Amaya, companhia de computação quântica, que a jovem engenheira de software Lily (Sonoya Mizuno) conhece Sergei (Karl Glusman), seu noivo.
Tudo vai bem para o casal, até que Sergei recebe uma promoção dentro da empresa. Por causa dos bons resultados apresentados em sua pesquisa, o cientista é convidado a integrar a Devs, divisão ultrassecreta da corporação, localizada dentro de uma floresta. Após o primeiro dia de trabalho no novo departamento, no entanto, ele desaparece e é encontrado morto. Todas as evidências apontam para um caso de suicídio, mas Lily não acredita na versão e resolve fazer sua própria investigação.
Ao tentar descobrir o que realmente aconteceu com o noivo, a protagonista se vê no meio de uma intrincada trama, que envolve conspiração tecnológica e espionagem industrial. Para o espectador, o mistério maior não é a morte de Sergei (explicada logo no primeiro capítulo), mas a natureza da tecnologia desenvolvida na Devs e o propósito de seus criadores.
No centro dos acontecimentos está Forest (Nick Offerman), CEO da Amaya e uma espécie de guru tecnológico. O personagem é construído como um homem excêntrico e misterioso. Apesar da fortuna que possui, se veste com roupas gastas, dirige um carro ultrapassado e mora numa casa simplória de subúrbio. É, talvez, a figura mais interessante da série, por sua personalidade dúbia. Embora seja capaz de demonstrar empatia, é movido por uma ambição pessoal sem limites, cuja origem é um trauma do passado ainda não superado.
Também é importante citar as presenças dos atores Jin Ha, Zach Grenier, Stephen McKinley Henderson, Cailee Spaeny e Alison Pill no elenco. “Devs” é um thriller que prende o público com uma trama desenvolvida aos poucos e repleta de reviravoltas instigantes. Embora os diálogos que envolvem tecnologia avançada sejam um pouco difíceis de acompanhar por quem é leigo no assunto, o clima de suspense e os dilemas morais retratados tornam a série cativante.