Plano

Cidades de Pernambuco avançam na retomada de atividades econômicas a partir desta segunda-feira (31)

Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata vão poder ampliar a capacidade dos serviços de escritório para 100%

Empresas - Divulgação

Duas regiões em Pernambuco avançam nesta segunda-feira (31) no Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Norte e Mata Sul, que formam a Macrorregião 1, avançam para Etapa 8, podendo ampliar a capacidade dos serviços de escritório para 100%, além de retomar o comércio de praia e os museus e espaços de exposição. Uma parte da Macrorregião 2, que engloba a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, e tem Caruaru como cidade polo, avança para Etapa 7, com a permissão de ampliar o horário dos shoppings centers e dos serviços de alimentação.

Pela autorização do Governo de Pernambuco, os serviços de escritórios, como de advocacia, de corretoras de imóveis e de contabilidade, na Macrorregião 1, podem funcionar com 100%, respeitando novos protocolos (veja infográfico). Desde o início de julho, estava permitido apenas 50% da capacidade. 

Na gerência que tem Caruaru como cidade polo, os shoppings centers podem funcionar até às 22h (antes só podiam das 10h às 20h) e os serviços de alimentação, que incluem, por exemplo, restaurantes e lanchonetes, podem funcionar das 6h às 22h (antes só podiam das 6h às 20h).

Outra área da Macrorregião 2, a V Geres, em que integra a cidade de Garanhuns e os demais municípios, continua na Etapa 6 do Plano. No Sertão, a Macrorregião 3, com as Geres IV, X e IX, que têm como cidades polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente, também seguem na Etapa 6. A Macrorregião 4, também no Sertão, permanece dividida: a VII e a VIII Geres, nas regiões de Salgueiro e Petrolina, respectivamente, também continuam na Etapa 6, enquanto a IX Geres, em Ouricuri, permanece na Etapa 4.