Santa se afasta de 'Pipicodependência' com defesa em alta e consolidação do coletivo
Ainda com carências aparentes na frente, o time comandado por Itamar Schülle conseguiu atingir resultados através de equilíbrio entre os setores
Líder isolado do Grupo A da Série C com 10 pontos, um ponto à frente do Ferroviário, com nove, o Santa Cruz tem feito valer o crédito de favoritismo depositado em sua conta para o Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, o time comandado por Itamar Schülle tem conseguido se desvencilhar das asas de um vício antigo dentro das quatro linhas: Pipico.
Na ausência do artilheiro coral por duas rodadas e sem contar com seu faro de "matador" há nove jogos, o Tricolor vem buscando o ponto de equilíbrio entre os setores para se firmar de vez na ponta da tabela. Ainda com vantagem do setor defensivo, no entanto, que, além da solidez até aqui apresentada, vem também tomando protagonismo no ataque.
Mais da metade dos gols feitos pelo Santa desde o retorno do futebol foram marcados por jogadores que atuam na defesa. Nos últimos dez jogos, as redes foram balançadas seis vezes pelo setor, de um total de onze tentos anotados pela Cobra Coral. Enquanto o sistema ofensivo marcou cinco vezes, quatro delas, com Pipico e Chiquinho e, outra, com Didira. Números que trazem à tona três aspectos: Primeiro, o distanciamento da individualização/dependência de apenas um atleta em campo, uma vez que ambos os setores estão conseguindo equalizar as ações de jogo - mesmo com destaque para peças como Paulinho e Chiquinho.
Segundo, ressalta a boa participação coletiva da equipe e, por fim, liga o alerta para a ineficiência apresentada pelo ataque até então. Na transição física, o último gol registrado por Pipico foi na vitória por 2x1 sobre o Sport, há mais de um mês. Enquanto Victor Rangel, seu substituto nos últimos dois jogos, tem se mantido instável em suas atuações, e não marca desde março deste ano.
Prestes a encarar o Vila Nova, no próximo sábado (05), em Goiânia, pela quinta rodada da Série C, Pipico deve retornar ao posto. A espera é que a balança continue equilibrada, e com o Santa Cruz assegurado na ponta da tabela.
"Sabemos como vai ser a viagem e a qualidade do Vila (Nova), mas vamos buscar sempre o nosso objetivo, que é a vitória para não sairmos mais do topo da tabela. Agora, mais do que nunca, os adversários vão buscar nos derrotar. Mas estamos conscientes do nosso trabalho, nos dedicando ao máximo dentro de campo para que isso não aconteça", diz Chiquinho.
Gols marcados pós-retorno do futebol
Quantidade: 11
Pelo setor defensivo: 6
Pelo setor ofensivo: 5
Copa do Nordeste
River/PI 0x1 Santa Cruz: (gol de Paulinho)
Estadual
Sport 1x2 Santa Cruz (gols de Pipico)
Salgueiro 1x1 Santa Cruz: (gol de Danny Morais)
Série C
Santa Cruz 3x2 Treze/PB (gols de Paulinho, Chiquinho e Toty)
Botafogo/PB 1x2 Santa Cruz: (gols de William Alves e Didira)
Santa Cruz 2x0 Imperatriz/MA: (gols de Denílson e Chiquinho).