Natação

Após cinco meses, Etiene Medeiros volta aos treinos presenciais

Nadadora pernambucana é atleta do Sesi-SP e, enquanto cumpria a quarentena rígida, realizava os treinos físicos em casa

Etiene Medeiros retornou aos treinos presenciais - Igo Bione/Divulgação

Após cinco meses em quarentena rígida, por conta da pandemia do novo coronavírus, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros retornou aos treinos presenciais nessa segunda-feira, no Sesi-SP, clube que defende desde 2013. Os primeiros contatos com a piscina, no entanto, estão sendo gradativos, ainda buscando se readaptar ao novo modelo de treinos e se alinhando aos cuidados que devem ser tomados em meio à Covid-19.

Recordista mundial dos 50 metros costa em piscina curta, a nadadora continuará fazendo os trabalhos físicos previamente em casa para depois dar início aos treinos completos no clube. No primeiro treino, seguindo a programação junto ao protocolo de segurança, Etiene treinou apenas uma hora. Gradativamente, a carga horária e de atividades desempenhadas pela nadadora irá aumentar, com dois treinos individuais por dia, durante três vezes na semana. Nos outros três dias, será uma sessão de treino por dia. 
 

“Sei que todo cuidado é pouco. Tenho que continuar me cuidando diante desta situação. Voltar aos treinos me ajuda mentalmente a ter consciência de que, mesmo estando em ambiente que não é a minha casa, estou em um local seguro”, disse a nadadora. 

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para o junho do próximo ano, a pernambucana deve dar início aos preparativos para a seletiva classificatória, que confere vaga à competição mundial. A ideia é também entrar na disputa da Liga Internacional de Natação, no final de outubro, e, posteriormente, encarar as piscinas no Troféu Maria Lenk.