Turismo

Movimentação no Aeroporto do Recife cresce 157% em julho

Balanço é de análise da Empetur a partir de dados da Aena Brasil

Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife - Guga Matos/Setur-PE

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes, localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife teve um aumento de 157% em julho em relação a junho, segundo dados divulgados pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, na terça-feira (1º).

O Aeroporto registrou cerca de 250 mil embarques e desembarques em julho - em junho foram 96 mil. A análise foi feita pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), a partir de dados da Aena Brasil, administradora do terminal de passageiros desde março.

A Secretaria de Turismo e Lazer comemora o dado e classifica como uma consolidação da posição de destaque de Pernambuco na região Nordeste. A título de comparação, o Aeroporto de Fortaleza, em julho, apresentou movimentação pouco acima de 106 mil pessoas. 
 

“A retomada gradual do Turismo tem sido bem planejada desde os seus primeiros passos. Os resultados desta pesquisa comprovam que esse crescimento foi bem executado nos meses passados e tendem a seguir em evolução nos próximos também, sempre obedecendo aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes. "Estamos muito felizes por, aos poucos, irmos conseguindo recompor nossa malha aérea", conclui.

O balanço de janeiro a julho de 2020 mostra que o Aeroporto do Recife superou a casa dos 2,6 milhões de passageiros, enquanto Fortaleza atingiu valores acima de 1,8 milhão de embarques e desembarques de pelos portões nacionais e internacionais.

Voos
Atualmente, o Aeroporto do Recife conta com conexão para 20 destinos nacionais e um internacional: Aracaju, Belém, Brasília, Campina Grande, Confins, Fernando de Noronha, Fortaleza, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Natal,  Petrolina, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Campinas), Teresina, além da ligação internacional com Lisboa, em Portugal.