Chico Science pode ganhar título de 'Patrono do Manguebeat' em Pernambuco
Projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei para tornar o cantor e compositor Chico Science o patrono do Movimento Musical e Cultural Manguebeat de Pernambuco. De autoria do deputado Tony Gel, a PLO-1419/2020 passará pelas análises de três comissões antes de ser votada em plenário.
Nascido em Olinda, no dia 13 de março de 1966, Francisco de Assis França ficou famoso ao lado da banda Chico Science & Nação Zumbi, criada nem 1991. O artista faleceu precocemente, após um acidente de carro, em 1997, mas continua sendo uma das maiores referências musicais pernambucanas.
“Diante do trabalho de afirmação da música e cultura pernambucanas, numa valorização das nossas origens, renovando sua importância para o Brasil e para o mundo, através do Movimento Manguebeat, estilo musical único, solicito dos nobres pares a aprovação deste Projeto de Lei”, pede o texto enviado à Alepe.
Em sua justificativa, o parlamentar ressalta a trajetória profissional do músico e sua importância para a cena mangue. “Chico Science se juntava com os amigos para falar e pensar música com temática social, com o objetivo de que o Recife aparecesse com toda a sua pujança cultural, resgatando suas raízes da periferia, dos manguezais, da capoeira, do côco de roda. Estava formado um movimento musical denominado ‘Mangue Beat’, uma alusão ao mangue (ecossistema típico da costa do Nordeste brasileiro), mais a palavra beat (batida, em Inglês)”, informa.