Tempo

Marinha prorroga alerta de ressaca para litoral de Pernambuco

Segundo previsão da tábua de marés do Recife, ondas na cidade podem chegar a até 2,3 metros de altura até esta sexta-feira (4)

Ressaca do mar em Boa Viagem, no Recife - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Marinha do Brasil prorrogou o alerta de ressaca do mar para o litoral de Pernambuco até a noite da sexta-feira (4) - o aviso anterior era válido até a manhã desta quinta-feira (3).

A condição intensa dos ventos na região pode favorecer a ocorrência de ressaca do mar. O fenômeno é causado por fortes ventos que entram em contato com a superfície do mar e criam ondas maiores do que as normais para a região.

De acordo com a tábua de marés do Recife para esta quinta, as ondas podem chegar a 2,3 metros, às 16h44. Na sexta, a até 2,3 metros, às 5h02 e a 2,2 metros, às 17h15.
 

Segundo o aviso, do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), as ondas podem atingir até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea do Nordeste que vai da Bahia (a partir do norte de Salvador) até o Rio Grande do Norte (ao sul de Touros), passando por Pernambuco.

Nessa quarta-feira (2), na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, altas ondas levaram a água até o calçadão. Quem passava pela orla foi surpreendido pela força dos ventos e do mar. Segundo a tábua de marés, as ondas no Recife chegaram a 2,2 metros de altura.

Navegantes, comunidades de pesca e praticantes de esporte devem ficar atento às condições do mar no período de ressaca.