Violência no Metrô

Assaltantes roubam arma de vigilante na Estação do Barro; veja vídeo

Esta foi a quarta ocorrência com vigilantes do metrô como alvo este ano, segundo a CBTU

Câmeras do sistema de monitoramento flagraram o crime - Divulgação/CBTU Recife

Assaltantes renderam um vigilante do Metrô do Recife e roubaram a arma dele na Estação do Barro, localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela administração do sistema, o caso ocorreu na tarde da terça-feira (1º). As imagens foram divulgadas pela companhia nesta quinta-feira (3).

O flagrante foi feito por câmeres de segurança da CBTU na estação. O vídeo mostra o vigilante sendo abordado por três assaltantes enquanto estava na plataforma. Segundo a companhia, nenhum passageiro foi vítima da ação criminosa.
 

Os assaltantes fugiram com a arma pela rampa de acesso ao terminal integrado de ônibus do Barro. A CBTU registrou o assalto na Delegacia de Jardim São Paulo, também na Zona Oeste do Recife. As imagens do sistema de monitoramento com o flagrante do assalto serão entregues à polícia para as investigações.
 



Segundo a CBTU, apenas este ano quatro vigilantes foram alvo de assalto em estações do Metrô do Recife. Em todo o ano de 2019, foram 15 casos. Para a companhia, o número de ocorrências caiu por causa do reforço nas ações de segurança nas estações, que integram "atuação estratégica com o sistema de monitoramento com 1380 câmeras de alta definição". 

Passageiros podem denunciar ocorrências do tipo, através do Metrô Denúncia, no número (81) 3455-4566, que está disponível 24 horas por dia em todos os dias da semana.

Um convênio da CBTU com a Polícia Militar de Pernambuco para atuação na segurança do Metrô do Recife foi firmado em janeiro e deve começar a operar em setembro.