PERNAMBUCO

Sistema prisional de Pernambuco tem oito mortes pela Covid-19 e mais de mil infectados

Regime socioeducativo do Estado não registrou mortes ligadas à doença

Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco - Reprodução/Google

O sistema prisional de Pernambuco é o sexto do País com mais casos registrados da Covid-19. Até esta quinta-feira (3), 1.435 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença no Estado. Dessas, 1.397 estão recuperadas e oito não resistiram às complicações provocadas pelo novo coronavírus. As demais encontram-se em isolamento nas respectivas unidades em que cumprem pena. Há 60 coletas ainda aguardando resultado. 

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, no sistema socioeducativo foram confirmados, até o momento, 66 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 49 são pacientes recuperados. Não há óbitos notificados e, segundo Longo, os casos ativos estão em isolamento e não apresentam sintomas. 

O Conselho Nacional de Justiça divulgou, nessa quarta-feira (2), o boletim semanal dos casos da Covid-19 nos sistemas prisional e socioeducativo de todo o País. Chama atenção que, no sistema que abrange os jovens infratores, a maioria dos casos está relacionada aos servidores que atuam na área e não aos adolescentes. Dos 3.593 infectados, 2.745 são servidores. Além disso, todos os 19 óbitos contabilizados no sistema socioeducativo foram de servidores. 
 

No sistema prisional o recorte é diferente, com a maior parte dos 29.403 infectados pelo novo coronavírus sendo as pessoas privadas de liberdade (20.879).