Recife

Polícia Federal investiga ato de vandalismo em agência do INSS da Encruzilhada

Na ação os bandidos promoveram a destruição de alguns móveis, portas, vidros e o roubo de fios de cobre

Vândalos depredam agência do INSS na Encruzilhada - Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta sexta-feira (04), a Polícia Federal em Pernambuco divulgou informações sobre a investida de vândalos e bandidos que destruíram grande parte do interior das instalações da agência do INSS na madrugada desta quinta-feira (03), na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Encruzilhada, Zona Norte do Recife. Sendo a PF "ainda não se sabe ao certo quanto tempo durou a investida desde a chegada dos suspeitos até a consumação da depredação e dos atos de vandalismo dentro do interior da agência". Segundo informações colhidas no local através de testemunhas ouvidas pela Polícia Federal, a ação contou com a participação direta de pelo menos quatro bandidos - ainda sem identificação - que, ao que tudo indica, chegaram a pé.

Na ação os bandidos promoveram a destruição de alguns móveis, portas, vidros e o roubo de fios de cobre. Segundo a PF, após a investida os suspeitos saíram da agência, e depois fugiram tomando destino ignorado.  A Polícia Militar foi acionada e se dirigiu para o local após receber denúncias do vandalismo, fez algumas incursões com vistas a capturar os suspeitos, porém, não logrou êxito em suas prisões. Ainda não se sabe quem foram os autores que promoveram tamanha destruição e vandalismo e a possível motivação, mas não se descarta a possibilidade de ser pessoas que fazem uso de entorpecentes e que circulam por aquela área para usar o local como ponto de usos de drogas e até mesmo beneficiários que indignados com o fechamento da agência desde 2018 (devido a sucessivos roubos de fios de cobre e de equipamentos da rede de ar-condicionado) sem receber atendimento naquele local, resolveram promover a destruição das instalações. 

Ao tomar conhecimento dos fatos a Polícia Federal deslocou uma equipe para o local, no intuito de realizar as primeiras investigações e perícias, testemunhas foram ouvidas a fim de que possam subsidiar as investigações que estão em andamento e inquérito policial será instaurado. As investigações vão prosseguir, no sentido de identificar, localizar e prender todos os criminosos e vândalos que depredaram e destruiriam a agência. Qualquer informação que possa levar a captura e identificação de todos os bandidos pode ser feita através do disk-denúncia pelo número 3421-9595 que terá sua identificação, sigilo e anonimato preservados.  

Apesar da agência se encontrar fechada para reformas, não existia a presença de vigilantes no local para promover a segurança física do prédio, principalmente no período noturno e de madrugada, horário em que frequentemente vinha acontecendo roubos e arrombamentos. Responsáveis pelo INSS informaram aos policiais que já estão providenciando um aditivo no contrato para obtenção de vigilantes, através de uma empresa de segurança privada a fim de que possam resguardar as dependências físicas da agência, enquanto ela estiver passando por reformas.