Política

Documentário "Fora da Bolha" discute a eleição presidencial de 2018

Dirigido pelo pernambucano Marcelo Luna, filme estreia no Vimeo

O filósofo Francisco Bosco é um dos entrevistados do filme - Reprodução

Candidato preso, atentado, chuva de notícias falsas e uma forte influência da comunicação via WhatsApp. Esses e outros elementos tornaram a campanha presidencial de 2018 atípica. Ao perceber as características únicas deste momento político brasileiro, o cineasta pernambucano Marcelo Luna resolveu investigá-las mais profundamente. Assim nasceu o documentário “Fora da bolha”, que chega hoje à plataforma Vimeo

Por meio de entrevistas e pesquisas de mensagens, propagandas políticas e vídeos compartilhados nas redes sociais, o diretor busca montar o quebra-cabeça que levou o País ao resultado da última eleição presidencial. Fatores políticos, econômicos e sociais são discutidos por especialistas de diversas áreas. 

“Minha ideia era olhar essa história através de pessoas que pudessem acrescentar informações novas, para além do que já estava estabelecido. Queria que todas pudessem falar o que pensavam verdadeiramente, por não terem nenhum compromisso com partido político”, explica o diretor. 

Para o longa-metragem, Marcelo ouviu o economista Raul Silveira, o cientista político Marcus André Melo, o sociólogo Josias de Paula, o filósofo Francisco Bosco, o ensaísta João Cezar de Castro Rocha, a psicanalista Débora Abramant, a comunicóloga Cila Schulman, o psicanalista Tales Ab’Saber, o comunicólogo político Eduardo Saphira e o antropólogo e escritor Antonio Risério.   

Filmado no ano passado, de forma independente e colaborativa, o filme lança um olhar para os impactos da campanha de 2018 no futuro político do Brasil. “O documentário traz alguns entendimentos que não são necessariamentes novos, mas que estão condensados ali. Ele contribui para o esclarecimento daquilo que a gente viveu, o que é importante para todos os lados envolvidos nessa disputa”, comenta. Hoje e amanhã, o longa ficará disponível gratuitamente. Depois disso, ele poderá ser alugado por um valor fixo.