Regata

Por protocolo considerado inviável, Cabanga cancela edição 2020 da Refeno

Regata estava prevista para ter largada em 10 de outubro

Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha - Tsuey Lan Bizzochi/Cabanga Iate Clube

A edição 2020 da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) foi oficialmente cancelada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, responsável pela organização do evento. O comunicado foi feito nessa segunda-feira (7). O Cabanga considera inviável o protocolo imposto pela Administração do Arquipélago. 

A largada da regata estava prevista para 10 de outubro. Esta é a primeira vez desde 1991 que não haverá Refeno. “Por conta do rigoroso protocolo imposto pela Administração da Ilha de Fernando de Noronha, a 32ª edição se tornou inviável. Tal protocolo inviabiliza a realização da edição 2020 por haver redundância de quarentena para a prevenção da Covid-19, mesmo com os velejadores sendo testados no Recife na véspera da prova”, diz o comunicado do Cabanga. 
 


Os participantes, alega o Cabanga, já cumpririam uma quarentena de 72 horas no mar, durante o trajeto, e teriam que cumprir mais 48 horas de isolamento na ilha, de acordo com  o protocolo. Os participantes, já testados no Recife, antes da largada, deveriam aguardar as 48 horas antes de entrar na ilha, o que excederia o cronograma da regata, de acordo com o clube.

Segundo o Cabanga, a decisão foi tomada pela maioria dos comandantes inscritos na regata, que participaram de uma votação através do site oficial. Dos 49 votantes, 30 optaram pelo cancelamento. A outra opção dada era uma regata de “bate e volta”, indo e voltando de Noronha, com premiação e programação cultural no Recife.

A reportagem entrou em contato com a Administração de Fernando de Noronha, que afirmou que não irá se pronunciar sobre o cancelamento da Refeno 2020.

Comandantes e velejadores inscritos poderão solicitar à Secretaria da Refeno, a partir desta quinta-feira (10), a devolução integral do valor pago na inscrição da edição deste ano ou transferir o mesmo para a edição 2021 da regata. O contato pode ser feito através do e-mail secretaria@refeno.com.br.

Barcos já ancorados no Cabanga ou a caminho do Recife terão ofertados pelo clube uma estadia de 30 dias gratuita. Casos especiais serão analisados pela coordenação. “O Cabanga ressalta que a decisão pelo cancelamento teve cunho democrático”, finaliza o comunicado.