Jardim Botânico do Recife reabre ao público na sexta-feira (11) com novos protocolos de segurança
Apenas 150 pessoas serão permitidas por vez no espaço, que funcionará de terça-feira a domingo, das 9h às 15h
O Jardim Botânico do Recife, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, reabre ao público nesta sexta-feira (11). Segundo a Prefeitura do Recife (PCR), o equipamento ambiental terá medidas restritivas por causa da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e controle de fluxo de entrada, além do distanciamento social. Apenas 150 pessoas serão permitidas por vez no espaço, que funcionará de terça-feira a domingo, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
Quando a capacidade máxima de 150 pessoas for atingida, informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para acessar o Jardim Botânico. Todos os visitantes deverão seguir todas as normas de higienização para manter a proteção do próprio público, assim como dos servidores do Jardim Botânico.
O controle da quantidade de visitantes será feito na recepção, mediante aferição de temperatura com termômetros a laser na entrada. O uso de máscara cobrindo boca e nariz será obrigatório durante toda a visita, assim como o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro.
As caminhadas ambientais só poderão acontecer para grupos de até oito pessoas do mesmo convívio. Nesta fase, permanecerá suspensa a realização de agendamento para ensaios fotográficos e filmagens.
Para circular no equipamento ambiental que abriga fragmentos remanescentes de Mata Atlântica é recomendável usar calças compridas, sapatos fechados e levar a própria garrafa de água.
No percurso de visitação, estarão disponíveis totens com álcool em gel para higienização frequente de quem estiver circulando. Locais com algum grau de confinamento, como o orquidário, terão limite de visitação permitido a seis pessoas por vez. O Jardim Sensorial, que permite às pessoas tocarem em plantas, texturas, formas e sentir aromas, estará fechado. Já o espaço de convivência recebeu sinalização com as normas de distanciamento social entre os bancos. As atividades de educação ambiental estão temporariamente suspensas com o intuito de evitar aglomeração e manuseio em objetos, assim como as visitas guiadas devido a impossibilidade de respeitar o distanciamento necessário.
“Durante todo o período em que esteve fechado à visitação, o Jardim Botânico do Recife continuou realizando sua manutenção de rotina, tanto no viveiro de produção de mudas, quanto nas coleções científicas, como orquidário, cactário, passifloraceae, seguindo todas as recomendações de segurança e saúde. Contamos com a colaboração de todos os recifenses nesta retomada, respeitando estas normas para podermos desfrutar a beleza da natureza com segurança”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.
Serviço - Reabertura do Jardim Botânico do Recife
Dia: 11 de setembro
Local: BR-232, Curado, Recife
Entrada: Gratuita
Capacidade: 150 pessoas no local
Horário de visitação: 9h às 15h30