Tecnologia

Senai-PE lança plataforma de estágios e empregos

Ferramenta vai conectar alunos e ex-alunos na busca por oportunidades no mercado de trabalho

Senai - Divulgação / Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE) está lançando o Via Senai, uma plataforma para facilitar o acesso de alunos e ex-alunos ao mercado de trabalho. A ferramenta vai reunir em um único lugar oportunidades como vagas de estágio e emprego, eventos e dicas para aumentar a empregabilidade. As inscrições podem ser feitas pelo site viasenai.sistemafiepe.org.br. 

A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). No ambiente virtual, os alunos e egressos do Serviço poderão visualizar vagas de emprego e estágio nas suas áreas de atuação e se candidatar em processos seletivos, que serão ofertados pelas próprias indústrias. 

Com o recurso, as pessoas que se candidatarem também vão poder participar de eventos como minicursos, lives e seminários, que irão abordar temas relacionados à empregabilidade. Entre as principais demandas das indústrias, segundo o Senai, estão vagas nas áreas de técnico em refrigeração, mecânico de automóvel e mecânica industrial. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Avaliação do Senai-PE, Ana Paula Vasconcelos, o objetivo da plataforma é proporcionar um encontro mais rápido das indústrias com as pessoas que estão buscando emprego na área. 

“De todos os alunos que concluíram 2019 e entraram no mercado, 78% estão trabalhando e queremos aumentar isso. A plataforma foi desenvolvida para viabilizar o tramite que a gente já faz de forma manual. Nossos alunos ou qualquer ex-aluno vai ter acesso e cadastrar o currículo. No momento em que coloca o seu CPF, o sistema já puxa os dados, os campos pré-definidos, com as informações”, disse. 

Ana Paula destaca ainda que as pessoas ainda vão poder atualizar informações, como algum curso, e que a expectativa é positiva para o novo momento de recrutamento. 

“As indústrias já nos procuram para sanar demandas na área tecnológica, a gente pega o que tem de currículo e envia para a indústria. A plataforma acelera o processo, dando celeridade, eficácia no atendimento, a gente dá a oportunidade de a indústria ver as pessoas, conseguir analisar. Estamos tendo uma adesão boa dos alunos, temos expectativa de alavancar a inserção dos alunos no mercado de trabalho”, finalizou.